logo-ge

O mercado no Brasil é bom para restauradores de obras de arte?

Orientador profissional esclarece

Estou para escolher minha graduação e pretendo me dedicar às Artes Plásticas para seguir carreira em restauração de obras de artes, porém vejo poucas informações sobre isso e as que têm ou o conteúdo é escasso ou desanimador para o futuro profissional. Será que seria uma boa ideia seguir essa carreira aqui no Brasil?
Enviado por Danieli Paiva

A profissão de restaurador não é uma profissão regulamentada, ou seja, não há uma lei que defina quais são atividades exclusivas (que exigiriam a graduação correta para sua execução). Há projetos no congresso nacional em andamento nesse sentido.


Foto: Getty Images

Por enquanto, é o saber prático aliado a outros conhecimentos que permitem a conquista de vagas na área. Note, no entanto, que não é um trabalho simples e que carrega enorme responsabilidade quanto à preservação das condições originais de objetos, livros, obras de arte, muitas vezes de elevado valor financeiro, além de cultural. Portanto, na prática, as exigências quanto ao trabalho de excelência existem e a graduação na área ou em artes plásticas são os principais meios de ingresso na carreira.

Há cursos (poucos no Brasil) de graduação específicos em conservação e restauro. Há a opção de formação no exterior, principalmente na Europa; este continente tem extensa tradição na área e, obviamente, obras que ultrapassam em muito a idade das brasileiras. Você pode considerar as opções de graduação ou pós-graduação no exterior, bem como – como aventado em sua pergunta – procurar se fixar e trabalhar em países em cujos mercados sejam mais confortáveis.

Esta área que tem um bom “campo de trabalho” no Brasil, ou seja, há várias possibilidades de inserção e uma demanda (necessidade) de trabalho crescente. Porém seu mercado de trabalho ainda é restrito, pois os investimentos – principalmente estatais – ainda não são adequados às necessidades.

 

Leia mais:
– Saiba tudo sobre as carreiras em Artes e Design
– Saiba mais sobre o curso de Artes Visuais
– Artes Visuais: é mais vantajoso cursar bacharelado ou licenciatura?