Estou terminando de cursar o ensino médio e tenho como objetivo me tornar diretor executivo de futebol, algo para o qual acredito que tenho potencial. Gostaria de alguma dica ou orientação para me tornar um bom profissional. Qual curso devo fazer e quais outros meios devo procurar para seguir essa carreira?
Enviado por Talles
Este é um mercado bastante competitivo e complexo em função da soma de valores financeiros envolvidos, por um lado, e do imaginário que gira em torno dele (atletas são vistos como celebridades, o que envolve vaidades e elementos emocionais que tornam complexo o campo). A “paixão nacional” desperta em muitas pessoas interesses e ilusões de grande volume.
>> 10 carreiras para quem quer trabalhar com esporte
Observe, por exemplo, a enorme quantidade de crianças que tem como sonho se tornar jogador de futebol. Associe-se a isso a ideia de se destacar no esporte e conquistar condições socioeconômicas quase inatingíveis para a maior parte da população, o que se traduz em expectativas elevadíssimas quase sempre frustradas.
Os clubes de futebol são também instituições onde a “paixão” disputa lado a lado com a razão as decisões. É só ler ou assistir os noticiários esportivos cotidianos para perceber a enorme pressão a que os gestores estão submetidos.
>> 10 profissões para quem ama futebol
Verifica-se, portanto, que, ao lado de uma formação acadêmica, é necessária uma preparação pessoal para o ingresso nesse mercado.
Como formação acadêmica possível há alguns caminhos. O bacharelado em Esporte é um curso que forma o profissional que ampara e/ou gerencia as atividades esportivas. Pode formar o técnico desportivo, o árbitro, bem como propicia conhecimentos sobre a administração técnica do cotidiano das equipes.