logo-ge

O que devo fazer para ser um astrônomo?

Orientador profissional esclarece

Tenho 27 anos, trabalho como auxiliar de enfermagem de Medicina Veterinária há três anos e terminarei o ensino médio no fim do ano. Sempre que olho para o céu a noite fico fascinado e intrigado. Gostaria de conhecer em detalhes do que há lá em cima. Apesar de ser um grande admirador do assunto, meu conhecimento é limitado ao que aprendi na escola. Será que posso ser um astrônomo?
Enviado por Fred Ferreira da Silva

O primeiro passo, como você mesmo observou, é ampliar o seu conhecimento básico da área. Para isso existem diversas revistas, livros e sites que divulgam tal conhecimento inclusive para pessoas que não são da área. Comece colocando a frase "astronomia no Brasil" em um site de busca e você se surpreenderá.

Procure também visitar universidades que oferecem o curso em sua região. Visite inclusive algum planetário em sua região. Segundo a Associação Brasileira de Planetários há 29 cidades do Brasil que os mantém de forma fixa e aberta ao público. Consulte a lista no site.

Considere que boa parte dos graduados em Astronomia acaba lecionando as disciplinas de matemática e física, disciplinas centrais do curso de Astronomia, no ensino médio. Isso porque o mercado de trabalho é bastante restrito e não há indícios que a situação possa ser alterada em curto ou médio prazo.

A principal fonte empregadora é o governo, por meio de centros de pesquisa em universidades, observatórios astronômicos, centro de pesquisas espaciais e museus.

Leia mais:
– Vale a pena fazer Astrofísica?
– Gosto de matemática, mas tenho dificuldades com cálculos. Devo fazer Engenharia Aeronáutica?