logo-ge

O que devo fazer se sou muito indecisa na hora de escolher minha futura profissão?

Orientador profissional esclarece

Olá! Estou quase completando a 2ª série do Ensino Médio e tenho pressa em decidir qual carreira seguir. O problema é que sou muito indecisa. Além de querer uma profissão que me agrade, quero que ela também me dê uma boa condição de vida. O que devo fazer?
Enviado por Gabriela Rangel

Você tem exatos 12 meses pela frente para decidir-se quanto à profissão a seguir. Para começar diríamos que precisa se convencer que a escolha profissional não acontece com um estalar de dedos ou com uma luz que vai “pintar” em algum momento. Não espere que alguém diga pra você o que deve fazer.

Escolher profissão é um processo. Exige responsabilidade e compromisso de sua parte. Se preocupar com a questão agora já é um bom começo. Você tem tempo de fazer uma boa exploração de tudo o que envolve a decisão. Conhecendo as profissões – isto implica em leitura de guias, manuais de faculdade, de artigos na internet, de participação em palestras e feiras e de conversas com profissionais e com pessoas que você respeita.

Explorando o mundo que vive, se interessando por noticiários que divulgam as condições sociais econômicas políticas de seu povo e do mundo para ampliar seus horizontes.

Pensando em si como pessoa, isto é, percebendo como interage com os outros, como reage frente a situações novas, quais são seus valores (o que você valoriza na vida), quais são suas habilidades já desenvolvidas, tudo isso para esboçar um plano de quem pretende ser no futuro.

Se fizer isto com certeza terá mais tranqüilidade no momento em que tiver que tomar sua decisão.