Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

O que devo levar em conta na profissão: gosto ou realização pessoal?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h40 - Publicado em 22 abr 2014, 16h41

Sempre tive facilidade e gostei muito de aprender outras línguas, então pensava em fazer algo que usasse isso, como Relações Internacionais. Ao mesmo tempo, penso muito em Medicina, por gostar de ajudar outras pessoas. Por serem cursos muito diferentes, não sei o que devo escolher: algo em que tenho mais facilidade (e até maior probabilidade de passar no vestibular) ou algo em que eu possa me sentir mais realizada futuramente?
Enviado por Sofia

A avaliação de como superar este dilema depende de seus valores pessoais, de como pondera cada elemento envolvido na escolha como expectativa de remuneração, ambiente de trabalho, tempo e especificidade de estudos preparatórios, competitividade de mercado, tipo de relacionamento que se mantém com outras pessoas a partir da atividade profissional. A lista é grande e ponderar estas variáveis é uma das complexidades do processo de escolha.

Tais valores variam de pessoa para pessoa; há aquelas cuja expectativa de remuneração é superior a todos os outros. Outras pessoas acentuam o envolvimento com o pensamento científico, a expressividade, o auxílio a outras pessoas, as atividades de organização e gerência.

A identificação e a “negociação” entre variáveis como as apontadas dependem de um processo reflexivo seu, de indagações que você mesma deve responder. Não é um processo simples, pois envolve riscos e perdas parciais.

Não há uma resposta simples e direta. É você que deve construir esta resposta depois de pensar sobre as questões expostas. Depois de refletir sobre você mesma, sobre a realidade do trabalho em nossa sociedade e sobre as profissões, haverá um momento em que você terá que tomar um “ato de coragem”, ou seja, que assumirá os riscos inevitáveis diante do futuro.

Leia mais:
– Medicina é mesmo a minha opção?
– Relações Internacionais é o curso que eu quero?

Continua após a publicidade

Publicidade