Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

O que escolher: Medicina ou Medicina Veterinária?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h55 - Publicado em 1 fev 2012, 11h05

Gosto muito das duas profissões, mas estou em dúvida sobre qual eu posso me dar melhor. Eu adoro os animais, principalmente os rurais. Não sei se essa área dá muito dinheiro. Medicina é por influencia do meu pai, porém eu me sinto atraída pela profissão também. Será que você poderia me ajudar? Grata.
Enviado por Ana Elisa Bettarello

A remuneração de todo profissional varia em função de diversos fatores, tais como reconhecimento social da profissão, tipo de vínculo de trabalho, qualificação profissional acumulada, oportunidades observadas e aproveitadas, experiência acumulada, contatos pessoais e profissionais. Dizendo de outra forma, a relação remuneração / profissão escolhida não é tão simples quanto possa parecer. Um médico veterinário que tenha bons índices nos indicadores apontados acima pode obter boa remuneração.

Por outro lado gostar de animais não é razão totalmente suficiente para a escolha por veterinária. As situações que o médico veterinário pode enfrentar no seu cotidiano são muito diversas, incluindo enfrentar o sofrimento de animais e mesmo ocorrências em que a opção é o sacrifício para evitar maior sofrimento. É importante que você se informe sobre o conteúdo estudado no curso, bem como perspectivas de trabalho em sua região.

Os pais sempre participam das escolhas de seus filhos, mesmo quando não opinam diretamente. Há jovens inclusive que se queixam de não receberem qualquer orientação de seus pais, pessoas em quem confiam e que sabem que sempre querem o melhor para eles. A questão é avaliar a forma desta influência; para isso, o melhor é sempre buscar o diálogo, a reflexão conjunta. Prepare-se para esta conversa pesquisando tudo que puder sobre as profissões em jogo, resgatando a origem de seus interesses e informando-se sobre as perspectivas de mercado e campo de trabalho. Ao final deste processo você se sentirá mais segura de sua opção, seja qual for, pois poderá afirmar que foi uma decisão própria, sua mesmo.

Leia mais:
– Medicina é a melhor escolha para mim?
– Medicina Veterinária é o curso certo para mim?

Continua após a publicidade
Publicidade