logo-ge

O que eu preciso fazer para me tornar uma psicóloga criminal?

Você pergunta, nossos orientadores respondem

O que eu preciso fazer para me tornar uma psicóloga criminal?

Keytelle Martins

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results 

Olá, Keytelle,

A área da psicologia criminal se chama psicologia forense. Os profissionais desse campo trabalham com as atividades periciais, contribuindo para a análise de crimes. No estado de São Paulo, essa área é de responsabilidade da Polícia Técnico-Científica. 

Para desenvolver essa profissão, você deverá estudar para um concurso público, que é aberto conforme a demanda do Estado. É preciso ser graduado na área e, portanto, será necessário que você faça uma graduação em Psicologia ou áreas afins. Depois de passar no concurso você receberá um curso pela própria Academia de Polícia Civil para se especializar na área em que foi escolhida. 

Portanto, para poder se tornar psicóloga forense, você deverá estudar além da graduação, as matérias específicas para passar no concurso público. 

Boa sorte!

Envie suas dúvidas para nosso canal de Orientação Profissional

People & Results

Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).