logo-ge

O que fazer quando não sei que caminho seguir?

Orientador profissional esclarece

Oi, tenho 17 anos e ainda não sei o que fazer no vestibular. Não tenho facilidade em nenhuma matéria, principalmente com as exatas. Adoro moda, mas meus pais são totalmente contra. Conclusão: falta alguns meses para o vestibular e estou totalmente desmotivada, chorando todos os dias e ainda não sei o que fazer, o que deixa minha mãe ainda mais irritada. Talvez isso seja mais um desabafo do que uma dúvida. Obrigada.
Enviado por Fernanda Gomes

Desabafar é bom, não? Melhor ainda é poder transformar depois o desabafo em boas questões, nos primeiros passos para superar os desafios. Certo grau de ansiedade é necessário para que a gente se movimente; no entanto, um alto grau de ansiedade nos imobiliza. Então, vá com calma.

O caminho mais adequado é buscar o maior número de informações sobre tudo o que está envolvido na escolha de uma carreira: conhecer a si mesmo de forma mais profunda, explorar a realidade do trabalho em nossa sociedade e pesquisar bem as várias profissões que possam se aproximar de seu projeto de vida.

– Faça o teste do Guia do Estudante no Facebook e descubra o seu perfil profissional

– Máquina de Profissões: Confira o super teste profissional do Guia do Estudante

Num primeiro momento, conheça todas as possibilidades que existem sem se preocupar em fazer sua escolha, sem maiores compromissos. Veja todas as profissões que existem e faça uma lista das que lhe interessaram. Assim você reduzirá o número de opções.

Procure fazer uma reflexão sobre si mesma: investigar seus gostos, suas características pessoais, resgatar sua história pessoal e os interesses que já apresentou na vida, habilidades já desenvolvidas; pense também no que deseja para sua vida, que projetos você já esboçou. Uma forma interessante de fazer isto é conversando com pais e amigos: peça a eles que expressem como lhe veem.

O que você conhece sobre a dinâmica do trabalho em nossa sociedade? Como funcionam as relações de emprego, o mercado de trabalho? Diante das atuais mudanças tecnológicas, que perspectivas se abrem para determinadas profissões? Esta investigação permite que sua escolha considere o contexto político e econômico do país.

Ao pesquisar sobre as profissões, recorra a materiais informativos, como o Guia do Estudante, sites que descrevam profissões, entrevistas com profissionais. Procure prestar atenção como os profissionais abordam o cotidiano de seu trabalho via jornais, revistas e outras mídias. Isto poderá lhe ajudar a construir uma imagem mais concreta e abrangente das profissões.

O processo é trabalhoso, nada ocorre de maneira mágica ou imediata. Considere o tempo que tem para essa escolha, bem como a possibilidade de ajuda de um especialista, um orientador. Sobretudo, procure estabelecer um bom diálogo com seus familiares; tente fazê-los compreender sua dificuldade nesse momento. Bom trabalho e coragem!

Leia mais:
– Humanas, biológicas ou exatas – Qual área devo seguir?
– Você sabe lidar com o estresse em ano de vestibular?
– Será que você está estudando da forma certa?