logo-ge

O que fazer se o curso que quero tiver materiais muito caros? Devo desistir?

Orientador profissional esclarece

Ouvi dizer que o custo de materiais no curso de Odontologia é muito alto. Gostaria de saber se é verdade e se só quem deve escolher o curso são pessoas com uma renda alta, pois penso em cursar, mas fiquei indecisa ao ouvir isso.
Enviado por Joyce Martins

Veja também:
– Precisa ter dinheiro para fazer Medicina?
– É fácil encontrar emprego com o curso de Odontologia?
– Quais são as oportunidades de trabalho para quem faz Odontologia?

Durante o curso, não há custo quanto às instalações físicas e equipamentos de maior porte, pois os atendimentos clínicos em forma de estágio são realizados com equipamentos e instalações da própria faculdade. No entanto, mesmo assim certos equipamentos e materiais utilizados precisam ser adquiridos pelo aluno, a um custo que pode variar entre R$ 1.500,00 a R$ 8.000,00 ao ano em média, custo este que costuma ser crescente em função do avanço nos anos de graduação.

As alternativas para a viabilização financeira passam por estudos preparatórios fortes para ingresso em universidade pública ou busca de financiamento em universidades privadas em programas federais como FIES e PROUNI (pesquise na internet).

Considere, enfim, que a montagem de um consultório depois de formada necessitará de investimentos maiores. Procure entrevistar dentistas para identificar as estratégias utilizadas por eles para superar estas contingências. Entreviste também alunos de anos diversos das faculdades de odontologia que você considera cursar. Há também a possibilidade de trabalhar em clínicas já montadas como funcionária ou colaboradora.