logo-ge

O que levar em conta ao escolher uma universidade de Engenharia?

Orientador profissional esclarece

Olá, gostaria de fazer Engenharia Mecatrônica, mas estou em dúvida em qual universidade fazer. É um curso que usa bastante laboratórios e equipamentos, sem contar que em cidades grandes seria melhor para conseguir estágios.
Enviado por André Ueda

Pelo texto de sua pergunta, parece que você não mora em um “cidade grande”. Isto não impede que os cursos de engenharia mecatrônica ministrados em cidades que não tenham uma atividade industrial intensa tenham boa qualidade. No entanto, a possibilidade de realização de estágios extra-curriculares durante a graduação fica mais limitada de fato, podendo prejudicar a competitividade inicial na carreira. Considere a possibilidade de realizar seus estudos em centros de maior atividade industrial, mudando de cidade, o que pode ser discutido e analisado a médio prazo com seus familiares e outras pessoas de relevância para você.

– Saiba tudo sobre os cursos de Engenharia do mercado

A alternativa é realizar a graduação em sua localidade e buscar programas de estágio e trainee posteriores à graduação, bem como cursos de especialização em centros maiores.

Quantos a laboratórios e infraestrutura geral dos cursos, saiba que há institutos que avaliam a qualidade dos cursos e universidades em geral. O INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira) é o órgão federal responsável pela avaliação do ensino superior no Brasil. Procure dados sobre o SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior sobre a instituição de seu interesse, bem como resultados do ENADE (Exame Nacional do Ensino Superior). O Guia do Estudante realiza periodicamente avaliação própria, indicando os melhores cursos de cada carreira. Procure no site do Guia do Estudante, em cada profissão ”as melhores escolas”.

Visite as instituições de seu interesse e entreviste professores e coordenadores de curso para se acercar de informações particulares quanto a sua região.

Considere também que fatores como empenho pessoal, participação em projetos de extensão e em eventos profissionais e acadêmico extracurriculares contribuem significativamente para a qualificação durante a graduação.

Leia mais:
– Descubra que curso de Engenharia escolher com esse teste
– Teste: Gosto de matérias de Exatas. Qual curso devo fazer?
– Que curso é melhor? Engenharia Mecânica ou Engenharia de Automação?