O que mudou em relação às cotas no CNU 2025
Nesta edição, 50% das vagas serão destinadas à mulheres. Confira a explicação do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos

As inscrições para o CNU (Concurso Nacional Unificado) 2025 abriram esta quarta-feira (2) com algumas novidades. A principal delas é uma mudança em relação às cotas de gênero. De acordo com o edital único, disponível para download em PDF, o ‘Enem dos concursos’ irá reservar 50% das vagas da segunda fase para mulheres.
Esta medida não afeta as outras políticas de cotas. As modalidades são Ampla Concorrência (AC), Pessoas com Deficiência (PcD), Pessoas Negras (PN), Pessoas Indígenas (PI) e Pessoas Quilombolas (PQ).
Abaixo, confira a divisão das cotas por modalidade e o cronograma completo do concurso.
+ Veja como fazer a inscrição no CNU 2025
Como estão divididas as cotas no CNU nesta edição?
O edital prevê vagas reservadas para:
- Pessoas com deficiência (PcD) — 5%
- Pessoas negras — 25%
- Pessoas indígenas — 3%
- Pessoas quilombolas — 2%
Essas reservas podem contemplar mulheres que se enquadram nesses grupos. A diferença é que a partir de agora elas ocuparão, no mínimo, 50% das vagas na segunda fase, sem tirar a vaga de outros candidatos.
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos explicou em um comunicado oficial que se esse percentual não for atingido com base nas notas da prova objetiva, serão chamadas mais mulheres até que haja equilíbrio.
Vejamos um exemplo prático para ilustrar. Caso 117 candidatos passem para a segunda fase e, entre eles, apenas 52 forem mulheres, serão chamadas mais 13 mulheres — totalizando 130 convocados (65 homens + 65 mulheres).
Para os cargos com menos de cinco vagas foi adotado um sorteio eletrônico, realizado no dia 27 de junho. O resultado está disponível neste link.
“Isso garante a aplicação proporcional das ações afirmativas também nesses casos, promovendo isonomia e inclusão em todas as etapas do concurso.”, explica o órgão.
+ Baixe o PDF do edital do CNU 2025 aqui
Quais são os blocos desta edição?
Nesta edição, as vagas serão distribuídas conforme os seguintes blocos:
- Bloco 1: Seguridade Social (Saúde, Assistência Social e Previdência Social)
- Bloco 2: Cultura e Educação
- Bloco 3: Ciências, Dados e Tecnologia
- Bloco 4: Engenharias e Arquitetura
- Bloco 5: Administração
- Bloco 6: Desenvolvimento Socioeconômico
- Bloco 7: Justiça e Defesa
- Bloco 8: Intermediário – Saúde
- Bloco 9: Intermediário – Regulação
Os blocos 8 e 9 reúnem vagas de nível médio – ou seja, para candidatos que concluíram apenas o Ensino Médio.
+ Como começar a estudar para concursos públicos
Calendário completo CNU 2025
- Publicação do Edital: 30 de junho
- Inscrições: 2 a 20 de julho
- Solicitação de inscrição com isenção do valor de inscrição: 2 a 8 de julho
- Resultado preliminar dos pedidos de isenção do valor de inscrição: 10 de julho
- Prazo para interposição de eventuais recursos das pessoas candidatas que tiveram a solicitação de isenção do valor de inscrição indeferida: 11 a 14 de julho
- Divulgação da relação de pessoas candidatas que tiveram a solicitação de isenção do valor de inscrição deferida, após contestação: 18 de julho
- Data final para o pagamento da taxa de inscrição: 21 de julho
- Divulgação da Relação Preliminar de inscrições deferidas e indeferidas, da Relação Preliminar de inscrições nas vagas de pessoas negras, indígenas e quilombolas, da Relação Preliminar de inscrições nas vagas de pessoas com deficiência e da Relação Preliminar de atendimentos especiais para a realização das provas: 31 de julho
- Prazo para interposição de eventuais recursos contra o indeferimento da inscrição: 01 a 04 de agosto
- Divulgação da Relação Definitiva de inscrições deferidas e indeferidas, da Relação Definitiva de inscrições nas vagas de pessoas negras, indígenas e quilombolas, da Relação Definitiva de inscrições nas vagas de pessoas com deficiência e da Relação Definitiva de atendimentos especiais para a realização das provas: 18 de agosto
- Obtenção impressa do Cartão de Confirmação de Inscrição para realização da prova objetiva: 22 de setembro
- Aplicação das provas objetivas: 5 de outubro
- Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 6 de outubro
- Prazo para interposição de eventuais recursos quanto às questões formuladas e/ou aos gabaritos divulgados: 7 e 8 de outubro.
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.