logo-ge

O que tem mais mercado de trabalho, Nutrição ou Ciências Biológicas?

Você pergunta, nossos orientadores respondem

Qual melhor opção para o mercado de trabalho hoje em dia, Ciências Biológicas ou Nutrição?

Barbara Resende de Aguiar

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results

Oi, Barbara, tudo bem?

Boa pergunta a sua. Escolher sua faculdade baseada somente em como está o mercado pode ser uma grande ‘pegadinha’.

Vamos pensar o seguinte: todas as pessoas que você conhece, que já têm uma carreira e que você considera bem-sucedidas só trabalharam na área em que elas se formaram? Eu posso te garantir que não.

Ao longo de nossa carreira, quando fazemos aquilo que gostamos, portanto que tem a ver com nosso perfil e nosso sonho, naturalmente nos tornamos profissionais de destaque. E para isso é só você comparar dois jogadores de base de um time de futebol, por que será que tem um que conseguiu subir na carreira rapidamente e outro, que teve as mesmas oportunidades, não?

Exatamente aí está a diferença de ter talento para a coisa. Talento vem das nossas habilidades pessoais, características que temos fortes em nossa personalidade, que nos leva a exercer determinada atividade mais rápido ou melhor que as média das pessoas.

Portanto, recomendo que você faça uma lista com os ‘porquês’ que te levaram a pensar nesses dois cursos e quais características você já consegue identificar em você que têm relação com o que vai estudar, e posteriormente trabalhar. E, ah, não esqueça de compartilhar com pessoas que já trabalham nessa área para que elas te deem um retorno se você está no caminho certo ou não.

Uma coisa você já pode tirar de conclusão: essas duas áreas têm bases de estudo bem parecidas no que diz respeito ao estudo do ser humano x estudo do meio ambiente. Portanto a escolha provavelmente será pautada em onde você quer contribuir para o mundo? Diretamente para as pessoas ou para o meio ambiente?

Envie suas dúvidas para nosso canal de Orientação Profissional

People & Results

Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).