logo-ge

O que vale mais: fazer uma pós-graduação ou uma segunda faculdade?

Orientador profissional esclarece

Tenho 20 anos e me formei como tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela FATEC. Atuo como programador de sistemas desde o primeiro semestre e estou em uma multinacional de tecnologia. Meu interesse é seguir a área gerencial para que, no futuro, possa ocupar cargos de nível estratégico. Pesquisando, percebi que boa parte dos CEOs das maiores empresas no Brasil cursaram Engenharia ou Economia. Não tenho um perfil de Exatas – mesmo atuando com tecnologia – mas me interesso muito pelo curso de Economia. Porém muitos colegas dizem que, em vez de fazer mais quatro anos de faculdade, agregaria muito mais valor ao meu currículo se eu fizesse uma especialização na área. Gostaria de saber o que realmente agrega mais valor, uma segunda faculdade (levando em conta que me formaria aos 25 anos) ou uma pós-graduação?
Enviado por Milton de Oliveira Neto

Isso vai depender da política de desenvolvimento de carreira da empresa em que você estiver trabalhando. Empresas diferentes mantêm planos de carreira também diferenciados. O tempo de empresa indicará isso.

Algumas empresas destacam de seu melhor quadro técnico (no sentido de não-administrativo) os profissionais em que investirão para ocupar cargos de maior responsabilidade. Nestas empresas há a valorização do conhecimento teórico e científico mais amplo de engenheiros e economistas.

Como o CEO não é apenas um gestor técnico, mas sobretudo estratégico, outras empresas valorizam principalmente a formação na área de negócios, o MBA (“master in business administration”, ou mestre em administração de negócios). Um grande contingente de executivos tem ou busca esta formação.

A possibilidade de colocação em vagas de excelência no mercado é diretamente proporcional à qualidade da formação (apesar de não depender apenas dela). Neste sentido, quanto maior a sua expectativa, prepare-se também para um investimento maior: os MBA’s mais valorizados são também os mais caros. Faça uma pesquisa na internet e os identifique.

Leia mais:
– Devo fazer MBA ou outra graduação?
– Guia de profissões: Ciências Econômicas
– Guia de profissões: Análise e Desenvolvimento de Sistemas