logo-ge

Oceanografia é um campo muito específico?

Orientador profissional esclarece

Tenho vontade de fazer oceanografia, mas me preocupo muito com o campo de trabalho, por ser muito específico. Gostaria de saber se valeria mais a pena fazer um curso mais abrangente, em que eu pudesse mais tarde direcionar minha área voltada para o mar, e que curso seria esse? Também me interesso pela área da pesquisa, em que campo a pesquisa é mais apoiada e tem mais futuro?
Enviado por Luiza

Luiza, no Brasil de hoje começam a existir possibilidades diferentes para chegar a uma mesma ocupação*. No caso de oceanografia, até há pouco tempo pouquíssimos cursos de bacharelados eram oferecidos, e as pessoas chegavam nesta área por meio de cursos de pós-graduação.

Hoje você pode fazer um bacharelado direto ou fazer um curso com sólida formação científica para depois entrar numa pós-graduação stricto-sensu (conheça todos os tipos de pós-graduação clicando aqui). Este caminho é mais indicado para quem quer seguir a carreira de professor universitário e pesquisador.

Para ajudá-la a tomar uma decisão, seria indicado você pesquisar mais sobre a profissão e, inclusive, se possível, conversar com alunos e professores das faculdades que oferecem o curso para saber se o seu interesse é pela oceanografia como um todo ou por partes dela, tais como Oceanografia Biológica, Geológica, Química ou Física.

*ocupação = as alternativas diversas de trabalho no interior de uma profissão.