logo-ge

Odontologia ou Fonoaudiologia?

Orientador profissional esclarece

Estou cursando Odontologia, mas não sei se essa carreira vai me realizar em relação aos meus propósitos de vida. Por isso, estou pensando em Fonoaudiologia, só que acredito que meu retorno financeiro será menor, além de ter medo da reação das pessoas próximas a mim em relação à mudança. Qual a melhor escolha?
Enviado por Laura

Não há indicação em sua pergunta de quais sejam os seus “propósitos de vida”, o que limita sobremaneira indicações nesta resposta.

Considere por exemplo que ambas as profissões são dirigidas ao cuidado de outros seres humanos, com mudança apenas de objeto de intervenção. Ambas também são exercidas em geral como profissões liberais e em ambiente de consultório (mas não só).

A partir das duas é possível, por exemplo, conduzir atividades compromissadas com clientelas específicas (crianças, idosos, portadores de necessidades especiais, grupos sociais mais pobres, etc). Procure refletir sobre seus valores e identificar se de fato eles não se realizariam pela Odontologia.

Considere também que a expectativa de remuneração é mais um valor a entrar na ponderação, e não o único. Eventualmente, você pode conscientemente escolher uma profissão cuja expectativa média de remuneração seja menor em função de outros “ganhos” que possa obter.

Avalie que em praticamente todas as profissões há profissionais que se destacam muito pela qualidade da formação, por estudos pós-graduados, pelo empenho na carreira e que conquistam melhor remuneração.

Leia mais:
– Você se identifica com Fonoaudiologia?
– Você está infeliz com o curso que escolheu?