logo-ge

Onde posso atuar depois de me formar em Letras-Japonês?

Orientador profissional esclarece

Pretendo fazer faculdade de Letras, com habilitação em Japonês. Em quais áreas do mercado de trabalho eu posso atuar?
Enviado por Thaiane Bronharon

A formação em Letras oferece opções entre bacharelado e licenciatura, ou mesmo a dupla habilitação. A diferença está em que a licenciatura permite ao graduado dar aulas no Ensino Fundamental e Médio.

– Saiba tudo sobre o curso de Letras

O bacharel é um conhecedor da estrutura da língua, das transformações por que passa, podendo aplicá-la quando solicitado, mas não detém as técnicas e o conhecimento legal necessários ao ensino de sua disciplina.

Na licenciatura há aulas como metodologia do ensino, além de estágios obrigatórios de acompanhamento de aulas. O bacharel pode também atuar como revisor de textos em editoras e empresas de comunicação, como assessor de empresas como agências de publicidade.

A habilitação em japonês permite também a atuação como tradutor de textos (livros, catálogos, artigos jornalísticos) e de filmes. Para a atuação como tradutor oral simultâneo a formação adequada é o curso de tradução e interpretação. Nesta habilitação o graduando estuda cientificamente a língua japonesa, sua estrutura gramatical e lexical, bem como aspectos culturais e históricos expressos pela literatura nesta língua. Pode, assim, enveredar pelo campo da pesquisa acadêmica ou se tornar crítico literário da produção japonesa.

Leia mais:
– Gosto de escrever – que curso devo fazer?
– Posso fazer Letras sem saber falar outro idioma?
– Será que Letras é o curso certo para você?