Assine Guia do Estudante ENEM por 15,90/mês
Continua após publicidade

Organize-se para conhecer a Feira GE

São três dias de muitas atrações e atividades! Para você desfrutar de tudo o que lhe interessa, vale se programar direitinho

Por redação
13 set 2017, 19h59
Organize-se para conhecer a Feira GE
(SIphotography/iStock)

Ao chegar ao Pavilhão de Exposições do Anhembi é comum se sentir em dúvida sobre por onde começar a visitação da Feira GUIA DO ESTUDANTE. Afinal, diante de tantas opções de atividade, você precisa se organizar para ver tudo o que quer e ainda ter a oportunidade de entrar em contato com assuntos ainda desconhecidos. Para conseguir acompanhar a longa programação dos expositores e ainda tudo o que acontece na Arena e nos auditórios, acompanhe o passo a passo a seguir.

1. Defina seu ponto de partida

A primeira coisa a considerar é se você já possui alguma ideia do curso que quer fazer. Se já tem em mente duas ou três opções, por exemplo, este é o momento de refinar suas escolhas para poder decidir com mais segurança. Mas, se ainda não tem a menor ideia do que vai prestar, procure definir, pelo menos, quais são as suas áreas de interesse. Para isso, a matéria A carreira que mais tem a ver com você pode ajudar, assim como os testes na estação com o Máquina de Profissões (veja a seguir), que estará na feira.

2. Faça os testes vocacionais

Eles são bons aliados tanto para os indecisos, pois podem estimular o início de uma reflexão, como para quem já tem algumas opções na manga para confirmar (ou não) suas escolhas. Dirija-se à estação com o Máquina de Profissões, um teste gratuito do GUIA DO ESTUDANTE em que você sabe o resultado na hora, e mãos à obra! Mas lembre-se de que os testes vocacionais não são decisivos. Eles são mais um instrumento de autoconhecimento e identificação de habilidades e áreas de interesse para ajudá-lo no seu processo de escolha profissional. A decisão final é sempre sua.

Continua após a publicidade

3. Hora de visitar os estandes

Depois de identificar uma área ou alguns cursos de interesse, o passo seguinte é aprofundar as informações sobre essas graduações e, ao mesmo tempo, conhecer as escolas que as oferecem. A partir da página 40, você encontra uma relação das instituições de ensino presentes na feira e os cursos que propiciam. Visite os estandes e converse com os representantes das escolas. E, se na hora de perguntar sobre o curso e a instituição der branco, não se preocupe. Elaboramos uma lista com as questões que podem ser feitas para se informar ainda mais.

4. Não se esqueça das palestras

Além de visitar os estandes para conhecer o lado acadêmico dos cursos, é importante avançar um pouco mais e buscar informações sobre o mercado de trabalho. Ninguém melhor do que os palestrantes para falar das oportunidades e dos desafios de cada carreira. Quais são as possibilidades de atuação? Quais setores estão mais aquecidos? Aproveite para esclarecer todas as questões e pergunte também como é o dia a dia do profissional. Uma dica: não assista só às palestras dos cursos de seu interesse (veja a programação da Arena e dos auditórios). Lembre-se de que quanto mais informações tiver, melhor. E você pode até despertar para uma profissão que nunca havia considerado antes.

Continua após a publicidade

5. Teste seus conhecimentos

De nada adianta tanto esforço para acertar na escolha do curso e da instituição se você não passar no Enem ou no vestibular, não é mesmo? Por isso, não perca o foco nos estudos. E, para testar seus conhecimentos, faça o Simulado Guia do Estudante Mackenzie. Ele será aplicado durante todo o evento, das 12h30 às 13h30, nas salas dos auditórios. O resultado sai no mesmo dia, às 16h, na Arena.

6. Descanse a cabeça

Dar uma pausa na busca de informações para descansar a cabeça também é importante. Aproveite para fazer uma parada estratégica no espaço de alguns expositores que oferecem atividades diferenciadas. Você pode acompanhar como funciona uma impressora 3D (e quem sabe ganhar um objeto feito pela máquina), conferir a demonstração de aparelhos de eletroestimulação usados por fisioterapeutas e conhecer o protótipo de um carro elétrico projetado por alunos. Dá até para conhecer um campus universitário por meio de realidade virtual.

7. Aproveite também para se divertir

Você está num momento decisivo da sua vida e deve investir duro para fazer a melhor escolha, mas ninguém é de ferro. Então, após essa maratona de atividades e informações, nada melhor do que relaxar e se divertir. No estande das revistas SUPERINTERESSANTE e MUNDO ESTRANHO (Espaço Abril), por exemplo, você pode brincar numa Escape Room usando óculos de realidade virtual. Na Arena, além de palestras (veja todas as atrações), há outras atividades, como Química Show. E que tal participar de um campeonato de boliche de concreto? Será que você será capaz de marcar muitos pontos? Prepare-se!

Publicidade
Publicidade
Organize-se para conhecer a Feira GE
Mundo do Trabalho
Organize-se para conhecer a Feira GE
São três dias de muitas atrações e atividades! Para você desfrutar de tudo o que lhe interessa, vale se programar direitinho

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se você já é assinante faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

MELHOR
OFERTA

Plano Anual
Plano Anual

Acesso ilimitado a todo conteúdo exclusivo do site

a partir de R$ 15,90/mês

Plano Mensal
Plano Mensal

R$ 19,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.