logo-ge

Entenda a diferença entre profissão e carreira

Orientador profissional esclarece

Por Maíra Habimorad*

Este é o primeiro de muitos textos que irei compartilhar com vocês para discutirmos elementos e conceitos importantes sobre carreira.

Sabem, eu amo o que faço. Poder ajudar as pessoas a identificar e por em prática seus talentos me dá uma alegria imensa. Toda vez que vejo alguém super talentoso, seja um marceneiro, cantor ou filósofo, sinto aquele calorzinho no coração. Espero poder ajudar cada um de vocês a encontrar seus talentos e vivenciá-los. Vamos juntos?

Para podermos fazer uma boa escolha, antes de tudo temos que entender a diferença entre profissão e carreira.

Profissão é aquilo que estudamos e nos preparamos para executar. Um médico cardiologista estuda medicina e se especializa em cardiologia.

Carreira é a estrada que se deseja seguir, o estilo de vida e tipo de atuação que se deseja ter. Se um médico cardiologista decide que seu caminho é ajudar àqueles que mais precisam, pode atuar como um médico em uma organização como Médicos Sem Fronteiras. Se quer um caminho de estudos e pesquisas em um laboratório, pode escolher a carreira de pesquisador e trabalhar no desenvolvimento de vacinas, por exemplo. Ainda, se deseja ter uma vida de empreendedor, pode abrir sua própria clínica.

São conceitos irmãos, porém independentes. Podemos ter a mesma profissão e trilhar carreiras bem distintas. E é muito comum que as pessoas, ao longo da vida, tenham mais de uma profissão e sigam inúmeras carreiras que podem variar de acordo com seus interesses e momento de vida.

Profissão nós aprendemos estudando e carreira é uma opção.

 

*Maíra Habimorad é presidente da Cia de Talentos. Estudou Relações Internacionais e Economia na FAAP e é coach certificada pela Associação Brasileira de Coaching. Tem mais de 15 anos de experiência em recrutamento, seleção e gestão de programas de desenvolvimento de trainees, estagiários e gestores.

O Guia do Estudante acaba de começar uma parceria com a Cia de Talentos, que, por meio da plataforma de carreira Biruta, oferece orientação vocacional a jovens. A presidente da companhia, Maíra Habimorad, passará a responder as dúvidas dos leitores do GE toda semana.