logo-ge

Para fazer a prova específica de Artes Visuais é necessário saber desenhar bem?

Orientador profissional esclarece

Estou pensando em prestar o curso, mas as faculdades cobram prova de habilidades específicas. O que devo fazer se não sei desenhar, mas quero me especializar no ramo de Fotografia?
Enviado por Bárbara

O bacharelado em Artes Visuais propicia ao aluno o desenvolvimento de projetos pessoais em escultura, pintura, xilogravura ou em outra linguagem ligada às artes plásticas e ao tratamento da imagem estudada durante o curso. Este profissional tem como mercado principal a atuação como autônomo, vendendo suas obras diretamente ao cliente ou por agenciamento de marchands.

Pode também trabalhar em órgãos públicos como museus ou em escritórios e galerias privadas, ou ainda em atividades ligadas às comunicações com cinema, teatro, ilustração de peças comerciais ou em jornais e revistas.

O curso é também chamado de Artes Plásticas em várias faculdades. Para acompanhá-lo o conhecimento da linguagem gráfica e do desenho é fundamental. Representações gráficas espaciais, clareza e cuidado com o estilo do grafismo são elementos importantes nessa carreira, daí a relevância da prova de habilidades específicas. Nela são avaliados pontos como a expressividade, a qualidade e a variedade do grafismo, a capacidade de compreensão e tradução por meio do desenho da percepção espacial.

Fundamentos básicos são importantes para a execução da prova. A complexidade e o enriquecimento do traçado podem vir com a graduação, apoiados no estudo sistematizado e em exercícios próprios às aulas. A preparação para o vestibular pode ocorrer por meio de cursos livres (sem ligação com a educação formal), pela pesquisa de provas anteriores na internet e mesmo em cursinho pré-vestibulares (que oferecem aulas específicas para áreas ligadas a desenho).

É importante que você pesquise os cursos oferecidos pelas faculdades de seu interesse pois eles variam em termos de foco: linguagens multimídias, cenográfica, fotografia, escultura, etc. Outro cuidado diz respeito à finalidade do curso: os que oferecem licenciatura voltam-se para a preparação de professores de ensino fundamental e médio; já os bacharelados oferecem formação artística mais ampla, preparando o profissional para a produção de obras em si ou para a crítica da área.

Cabe ainda uma última pergunta: se seu interesse é por Fotografia, por que não fazer um curso superior de Fotografia? Há opções em nível de bacharelado (4 anos) e por cursos tecnológicos (com duração média de 2 anos). Não é exigida prova de habilidades específicas para ingresso nos mesmos. Pesquise melhor as opções e amplie as informações que lhe permitirão uma escolha mais consciente.

Leia mais:
– Como posso seguir a carreira de Fotografia?
– Conheça as 13 profissões da área de Artes e Design