Para trabalhar com sustentabilidade, qual curso é melhor: Engenharia Química ou Ambiental?
Orientador profissional esclarece
Quero ajudar o meio ambiente e sei que tanto Engenharia Química como Engenharia Ambiental me fornecem conhecimento para isso, mas quais as diferenças no jeito de cada um abordar a sustentabilidade no seu trabalho?
Enviado por Rafaela de Andrade
Ambos profissionais podem operar ações diretamente relacionadas com o tema da sustentabilidade.
A origem histórica do curso de engenharia ambiental é a engenharia química. A engenharia ambiental tem como meta central promover condições gerais de manutenção das condições ambientais por meio de técnicas específicas, principalmente lidando com refugos e subprodutos derivados de processo industriais ou orgânicos. Pode trabalhar ligado a indústrias e empresas de setores diversos, como de tratamento de água e esgoto ou qualquer indústria que promova a produção de resíduos que possam impactar o meio ambiente. Realiza também estudos de impactos ambientais determinados por construções de estradas e barragens, pela ocupação de regiões de mananciais de águas e certificações de empresas de acordo com a legislação ambiental.
O engenheiro químico trabalha com processos químicos industriais em grande escala, dimensionando equipamentos, projetando procedimentos e acompanhando as etapas da produção. Também em seu trabalho preocupa-se com o tratamento e destinação de subprodutos tóxicos e que possam afetar as condições ambientais.
Pesquise as duas grades curriculares para identificar mais detalhes quanto aos focos das formações.