logo-ge

Para trabalhar no exterior, é melhor escolher o curso de Direito ou o de Relações Internacionais?

Orientador profissional esclarece

Tenho o sonho de trabalhar e morar no exterior. Gosto muito da grade do curso de Relações Internacionais, mas tenho a impressão de que seria melhor estudar Direito. Eu poderia me especializar em Direito Internacional se fizesse qualquer um dos dois cursos? Qual dos dois é mais promissor, com possibilidade de melhores salários?
Enviado por José Patrício Pereira

A remuneração que você poderá alcançar depende de fatores como a qualidade de sua formação (uma boa faculdade), os estágios que realizará e a construção da própria carreira. Ou seja, tudo depende das oportunidades que você tiver e a forma como você as explorará. Com ambas as formações isso poderá ocorrer, desde que você esteja atento e se informe constantemente sobre os cursos.

O curso de Relações Internacionais contempla parte do conhecimento relacionado ao curso de Direito, principalmente no que diz respeito às diferenças entre as concepções entre países diversos. Se a opção for pela formação em Ciências Jurídicas, um bom encaminhamento seria a realização de cursos de especialização em Direito Internacional.

Procure investigar a grade curricular dos dois cursos em sites de universidades e identificar com qual você mais se identifica. Considere, obviamente, que o estudo de línguas deverá fazer parte de seu planejamento. Em seguida, pesquise as perspectivas de mercado e remuneração nestas áreas, consultando publicações como o GUIA DO ESTUDANTE  e sites de associações profissionais.