logo-ge

Penso em fazer Geografia, no entanto, em que área poderia me especializar?

Orientador profissional esclarece

Sou Pedro Spanghero, tenho 15 anos e moro em uma pequena cidade da Bahia. Gostaria de saber opiniões e conselhos sobre alguns cursos que poderia fazer. Gosto de Geografia, sou muito dedicado, notas boas, 8.30, 9.0 . Também gosto de história, tiro notas boas também, sou um aluno esforçado. Eu me interesso muito sobre o que acontece no mundo. Penso em fazer Geografia. Estou no caminho certo? Mas em que área poderia me especializar? Obrigado.
Enviado por Pedro Spanghero

Pedro, é cedo ainda para você pensar em especializações: no decorrer do curso escolhido você conhecerá melhor as possibilidades que existem na carreira escolhida, bem como depois de formado e em contato com o mercado de trabalho outras escolhas surgirão. A escolha da carreira é um passo importante em nossa vida, mas é apenas o primeiro passo – outros deverão ser construídos diante do maior conhecimento adquirido, das oportunidades que surgirão, de novos interesses despertados (afinal, estamos sempre nos “construindo”, mudando, não?).
Você parece ter claro seu interesse na área de humanas – parece estar “no caminho certo”. Pense nisso como interesse geral, não tanto relacionado às disciplinas que tem no ensino médio – por exemplo: gostar de estudar história hoje indica interesses sobre as ações do homem e das sociedades ao longo do tempo, compreender as transformações que as forças sociais realizam. Desdobrar esses interesses em um curso superior é mais do que continuar estudando esta disciplina nos moldes que ela é ofertada no ensino médio, e permite que possamos agregar este interesse em áreas diversas – como economia, ciências sociais e políticas, jornalismo, etc.

Comece pesquisando melhor as profissões que podem ampliar suas opções. Talvez, no início, as alternativas aumentem em número. Com o tempo e com maior reflexão, você descartará algumas e afunilará novamente suas opções, mas com maior clareza. Pense também nas condições objetivas de sua escolha: localização do curso (perto ou não de onde você mora), meios para cursá-lo (por exemplo, se tiver que estudar em outra cidade ou estado, como fazê-lo), como se preparar para o vestibular e outras questões importantes.