logo-ge

Quero Psicologia e trabalhar com RH. Esse é o melhor caminho?

Orientador profissional esclarece

Sempre tive vontade de fazer Psicologia, pois tenho paciência para ouvir os outros e gosto de poder ajudar. Eu gosto de lidar com pessoas, vou começar a fazer um curso técnico em Recursos Humanos e penso em fazer Psicologia e continuar na carreira de RH. Estou no caminho certo?
Enviado por Raíssa

A carreira em psicologia oferece um campo amplo de trabalho, dentro do qual a psicologia organizacional ou do trabalho está inserida. O profissional que atua nesta área pode trabalhar com questões como seleção e aperfeiçoamento das habilidades e conhecimentos de trabalhadores em função das vagas que ocupam, preparação para a aposentadoria, intervenções diante de situações grupais para diminuir conflitos e/ou aumentar a produtividade, promoção de saúde mental e física do trabalhador.

Em geral os cursos técnicos em recursos humanos capacitam os alunos para tarefas de cunho mais administrativo, como lançamentos em folha de pagamento, contabilização de faltas, anotações de licenças, planejamento de férias, controle de presença. Apesar de estarem relacionadas à mesma área, não há quase nenhuma continuidade entre as duas habilitações indicadas em sua pergunta.

Se sua opção é dar continuidade à sua formação, considere a realização de graduação em administração ou em um curso tecnológico de gestão de recursos humanos. No entanto, se você tem interesse em psicologia, pesquise as outras várias áreas de atuação e a grade curricular do curso para melhor determinar seu projeto profissional.

Leia mais:
– Como escolher o curso que melhor se encaixa em seu perfil?
– Com o que posso trabalhar fazendo Gestão de Recursos Humanos?
– TESTE: Descubra qual o seu tipo de personalidade e com que carreiras tem mais afinidade