Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Podcast, TikTok e mais: o que faz um jornalista do século 21

Faculdade Cásper Libero promove palestras online gratuitas sobre os novos rumos do jornalismo

Por Giulia Gianolla Atualizado em 8 fev 2021, 18h26 - Publicado em 8 fev 2021, 18h25

No mundo pré-pandêmico, as opções de carreira para jornalistas formados e em formação já eram diversas. Neste período de isolamento, a profissão se transforma ainda mais rápido. O modelo online reduziu redações, fechou gráficas e balançou o mercado editorial. Por outro lado, meios digitais prosperaram: Podcast, TikToks e diferentes tipos de vídeos. Para debater o assunto e apresentar caminhos, a Faculdade Cásper Libero promove uma semana de lives gratuitas, a “Summer School – Jornalismo do futuro para o futuro do jornalista”.

“O jornalismo tem passado por uma crise no seu modelo de negócio, então é necessário entrar em tudo que está bombando”, comenta a editora da Revista Esquinas e graduanda em jornalismo, Fernanda Almeida.

“O podcast é um formato que tem muito apelo auditivo, diferente de vídeo e texto que você tem que prestar mais atenção ativa. No áudio, dá para consumir o conteúdo em qualquer lugar. Indo para a faculdade, para o trabalho, lavando louça, fazendo faxina, tomando banho”, analisa. 

Para Fernanda, um ponto forte  do formato do podcast é a experimentação. “Por ser pouco explorado, há muito espaço para experimentação e muita oportunidade de monetização”, afirma.  Em 2020, os gastos com anúncios em podcast só nos Estados Unidos chegaram a 782 milhões de dólares, um aumento de 10,4% em relação a 2019. A previsão é de que, em 2021, esse investimento salte quase 45%, segundo o eMarketer.

Outro campo ainda pouco explorado e cheio de potencial para o jornalismo é o TikTok. Com mais de 100 milhões de downloads em um mês, ele tornou-se o aplicativo mais baixado do mundo, ultrapassando o Whatsapp. Usado principalmente para o entretenimento pela facilidade de criação de conteúdo, o aplicativo deve ser explorado também pelo jornalista, como explica a professora e coordenadora do curso de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero, Helena Jacob.

“A nossa proposta é trazer essa discussão sobre o jornalismo contemporâneo, os formatos e experimentações mais atuais dessa profissão. É legal discutir quais são os limites dessa área: o que é o jornalismo no Instagram, o que é o jornalismo no TikTok. É jornalismo ou não é?”, conta a coordenadora.

  • Helena fará uma palestra sobre o tema nesta quarta-feira (10), com o título “Jornalismo no Instagram e TikTok: tá falando sério?”. A professora pretende dialogar sobre as novas possibilidades do jornalismo e como manter os princípios jornalísticos de ética, responsabilidade e objetividade.

    SERVIÇO

    Lives da Faculdade Cásper Líbero, “Summer School – Jornalismo do futuro para o futuro do jornalista”.

    Programação

    Segunda-feira – 08/02

    Jornalismo esportivo: apostas para 2021

    Palestrante: Celso Unzelte, professor de laboratório de jornalismo

    A cobertura esportiva se transformou nos últimos anos. As antigas mesas-redondas deram lugar, de um lado, à análise numérica com o refinamento do uso estatístico para o esporte; de outro, à ascensão do humor e do entretenimento, algo nem sempre bem visto pelos apaixonados por esporte. O que já cansou e o que ainda vai perdurar? Que novidades estão no radar e que o futuro jornalista não pode perder?

    Terça-feira – 09/02

    Faça você mesmo: podcasts

    Palestrantes: Equipes das revistas Esquinas e Cásper

    Os programas de áudio sob demanda já são uma realidade. Com audiência crescente e variedade temática, os podcasts estão ao alcance de quem tenha uma boa história para contar e saiba os recursos básicos de edição sonora. As equipes das revistas Esquinas e Cásper vão te ajudar a entender como colocar a mão na massa.

    Continua após a publicidade

    Quarta-feira – 10/02

    Jornalismo no Instagram e TikTok: tá falando sério?

    Palestrante: Helena Jacob, coordenadora de jornalismo, professora de jornalismo e entretenimento

    Em que medida os aplicativos preferidos dos millenials e da geração Z são “apenas mais uma plataforma” de conteúdo e precisam ser ocupados com a produção de informação? As especificidades de espaço e formato – além do claro predomínio do entretenimento – são barreiras ao jornalismo profissional? Um jornalista pode ser também um influencer? Em outras palavras: você deveria se tornar um/uma tiktoker?

    Quinta-feira 11/02

    Como é ser casperiano durante a pandemia

    Palestrantes: Thiago Baba (2º ano), Bruna Salles (3º ano), Gabriela del Carmen (4º ano), alunos do curso de jornalismo

    As condições de distanciamento social criadas pelo novo coronavírus modificaram o jeito como se estuda. Com o curso de jornalismo da Cásper não foi diferente. Estudantes tiveram de se adaptar às aulas a distância e encontrar novas formas de fazer reportagens, planejar TCCs, buscar estágios e manter contato com os amigos. O painel com alunos e alunas do 2º ao 4º ano pretende apresentar essa diversidade de experiências e trazer conselhos aos calouros e candidatos ao curso.

    Sexta-feira 12/02

    Cinco ameaças ao jornalista – e como VOCÊ vai enfrentá-las

    Palestrantes: Rodrigo Ratier, vice coordenador de jornalismo, professor de Teoria e Prática da Reportagem

    Enfrentando a maior crise de credibilidade de sua história, o jornalismo nunca foi tão importante. A missão de informar para que as pessoas sejam capazes de tomar decisões na vida prática e se autogovernar segue sendo a base da profissão. As dificuldades são muitas: desinformação, submissão ao entretenimento, crise dos modelos de negócio, guerras políticas, dificuldade crescente de acesso a fontes oficiais. A palestra navega pelos obstáculos e mostra caminhos concretos para superá-los.

    Preço: As inscrições para a Summer School estão abertas neste link e são 100% gratuitas.

     

     

    + Quer estudar Jornalismo? O Quero Bolsa tem Bolsas de Estudo com desconto de até 75% em mais de 1100 faculdades em todo o Brasil. Clique aqui para saber mais!

    Continua após a publicidade
    Publicidade