Posso começar a estudar para o vestibular só depois do carnaval?
A pergunta que realmente importa talvez seja outra: qual a sua disposição e o compromisso que você pode desenvolver neste ano
“Não passei em nenhum no vestibular esse ano. Pensei em dar um tempo e me inscrever em algum cursinho só depois do carnaval. Estou me arriscando muito?”
Qual é o risco que você corre hoje? Não há segunda fase de vestibular no horizonte e nem opções de ingresso em universidades pelo menos até a metade do ano.
Não há risco, portanto, correto? Pensamos que sua pergunta reflete outro tipo de preocupação: aquela que envolve o grau de compromisso que você pode (ou deseja) desenvolver para este ano. Se isso for de fato sua preocupação, considere verdadeiramente as dificuldades inerentes ao ingresso nas universidades mais disputadas.
Considere que você deverá estabelecer uma rotina de estudos e identificar uma carreira que valha a pena tal esforço.
Começar a se dedicar a isso antes ou depois do Carnaval é talvez a questão menos importante. A questão central é o valor que você atribui a sua escolha e ao compromisso para concretizá-la. E se por acaso você é uma das pessoas que não conseguiu a tão sonhada vaga para este ano, lembre-se que há vida para além da corrida (muitas vezes insana) dos vestibulares. Aproveite o momento para inclusive repensar as suas escolhas.