logo-ge

Posso cursar Medicina sentindo aversão por algumas doenças?

Orientador profissional esclarece

Tenho certa dificuldade em ver o estado em que algumas pessoas ficam quando são contagiadas por determinadas doenças. Sinto que isso é ruim, já que pretendo cursar Medicina. Porém, não me imagino em nenhuma outra profissão além dessa. É normal sentir certo “nojo”? Posso me acostumar a isso durante o curso? Eu poderia ter muita dificuldade nas aulas de Anatomia, por exemplo?
Enviado por Lays

Os interesses profissionais são construídos ao longo da vida. Você já analisou como seu interesse em Medicina foi se construindo? Que motivos levaram você a desejar cursar Medicina?

Há vários possíveis: status social e financeiro, querer ajudar pessoas em situação de sofrimento, desafios quanto a uma carreira tão disputada, tradição familiar, interesse por biologia e pelos mecanismos de manutenção da vida, entre outras dezenas de determinações.

O fato é que certamente você enfrentará situações como as que você descreveu como aversivas. Qual é a dimensão de seu incômodo com situações que envolvem doenças contagiosas? Se ele for muito grande, saiba que durante o curso e na carreira – principalmente nos estágios curriculares e no período de residência médica – tais situações serão freqüentes.

Dependendo da especialidade à qual você se dedicar, tais situações podem diminuir os mesmo praticamente não ocorrer posteriormente. Se não se sentir segura apenas com uma autoavaliação, você pode consultar um especialista para avaliar se e como pretende superar suas dificuldades.

Leia mais:
– Medicina é mesmo a minha opção?
– As carreiras que você pode seguir se cursar Medicina