logo-ge

Posso decidir qual faculdade fazer me baseando nos meus gostos de escola?

Orientador profissional esclarece

As minhas matérias preferidas na escola são história e química, uma completamente diferente da outra. Não faço ideia de qual faculdade fazer, mas gostaria de saber se existe algum curso que envolva as matérias que eu gosto.
Enviado por Clara Pires Gastão

Quase sempre, ao pensarmos na escolha de um curso superior usamos como critério a afinidade e o desempenho que se tem nas disciplinas cursadas no ensino fundamental e no ensino médio. Considere, no entanto, que este é apenas um elemento envolvido no processo da escolha. Outros aspectos devem ser pensados, tais como valores pessoais, metas que se deseja alcançar no projeto de vida, ambiente de trabalho, remuneração almejada, entre outros.

Saiba também que o exercício profissional é muito mais abrangente que a utilização e o envolvimento com os assuntos abordados nas disciplinas da escola.

Por isso, para fazer uma escolha profissional de forma mais segura, procure realizar uma pesquisa ampla, que considere suas características pessoais atuais e aquelas que deseja desenvolver. Além disso, procure ler mais sobre diversas profissões, para identificar quais a estimulam mais.

Leia mais:
– Humanas, biológicas ou exatas – Qual área devo seguir?


– Bacharelado ou tecnológicas? Qual o seu perfil?

– Pare, pense e descubra-se