Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Posso fazer graduação em Geografia e pós em outros cursos?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h51 - Publicado em 23 jan 2015, 17h16

Gostaria de saber se é possível fazer uma graduação em Geografia e optar por pós-graduações em outros cursos, como Ciências Sociais, Relações Internacionais ou Economia, por exemplo. Pergunto isto pois sei que o curso de Geografia abre espaço para dialogar com disciplinas oferecidas por estes outros cursos.
Enviado por Fábio Lima

As universidades são autônomas para aceitar alunos de diversas graduações de origem em seus cursos de pós-graduação, sejam eles de especialização ou mestrados e doutorados (stricto sensu). Em geral os critérios utilizados são a proximidade da formação com a área de concentração da pós-graduação e a relevância do tema a ser desenvolvido durante o processo.

Sua percepção é correta quanto ao objetivo pretendido, principalmente no que tange aos conteúdos relacionados à geografia humana. As áreas relacionadas guardam íntima relação com a geografia e não haveria maiores obstáculos para a consecução de seu projeto.

Considere que o ingresso em cursos stricto sensu avaliam o conhecimento já desenvolvido na área de concentração pelo candidato por meio de provas e entrevistas, o que significa que já durante a graduação em geografia você deveria se dedicar com maior afinco aos temas da área pretendida.

Por outro lado, pesquise mais amplamente as áreas citadas e verifique se a opção pela graduação direta em alguma delas não contemplaria de forma mais direta e abrangente seus interesses​.

Leia mais:
– Conheça o curso e a carreira de Geografia
– Como escolher a pós-graduação?

Continua após a publicidade
Publicidade