logo-ge

Posso fazer Jornalismo sem morar em cidade grande?

Orientador profissional esclarece

Não sei se jornalismo é um bom curso para mim, pois me parece que essa profissão só ganha destaque nas grandes cidades, onde há a possibilidade de crescer. Como moro em uma cidade pequena, será que devo optar por esse curso?
Enviado por Bárbara Santos

O mercado de trabalho para jornalistas não atravessa período de expansão em função da saturação de profissionais, ou seja, há muitos profissionais formados, o que dificulta o ingresso no mercado. Há também a concorrência de profissionais de outras formações, já que não há lei que determine exclusividade para graduados em jornalismo para o exercício funções na área.

Novas oportunidades estão situadas nas mídias digitais: portais, blogs, revistas eletrônicas. As assessorias de comunicação e o jornalismo institucional – dentro de empresas – também apontam alguma ampliação de vagas.

Tanto no mercado tradicional como nessas novas modalidades as maiores ofertas de vaga ocorrem nas cidades maiores – como acontece com um bom número de outras profissões em função da concentração da atividade econômica. Considere, no entanto que jornais regionais e emissoras de rádio e tv tanto regionais como afiliadas às grandes redes de comunicação nacional também oferecem oportunidades nas cidades menores. Quanto às mídias eletrônicas, a localização tem menor importância já que a internet é um “espaço virtual” e acessível de qualquer ponto do país.

Acesse o site salariômetro e, depois de colocar a opção “jornalista” refine sua pesquisa nos filtros disponíveis para obter dados sobre o número de pessoas contratadas nos últimos seis meses em sua região. De forma geral, procure identificar em sua região os órgãos de imprensa e as atividades econômicas e sociais mais evidentes geradoras de “notícias”. Considere também a possibilidade de um planejamento que envolva mudança de cidade para estudar e trabalhar no futuro.

Leia mais:
– TESTE: Você está seguro de que Jornalismo é mesmo seu futuro?
– Conheça os 21 cursos de Comunicação e Informação