Sou formada em Publicidade e Propaganda e graduada em Administração de Empresas. Gostaria de fazer uma pós em Nutrição por interesse próprio e não profissional. Posso fazer isso mesmo com o meu tipo de formação acadêmica?
Enviado por Renata
As universidades são autônomas para aceitar alunos de diversas graduações de origem em seus cursos de pós-graduação, sejam eles de especialização ou mestrados e doutorados. Em geral, os critérios utilizados são a proximidade da formação com a área de concentração da pós-graduação e a relevância do tema a ser desenvolvido durante o processo. Isso ocorre pelo caráter de aprofundamento de conhecimento e práticas já desenvolvidos ao longo da graduação específica ou próxima, seja para o aperfeiçoamento das atividades cotidianas da profissão (especialização ou lato sensu), seja para a produção de novos conhecimentos por meio de pesquisa científica, isto é, mestrado ou doutorado (stricto senso).
Nesse sentido é importante que você defina o foco do curso de seu interesse. Por exemplo, há cursos de especialização nas áreas de gestão de negócios em serviços de alimentação e gestão de segurança de alimentos que aceitam administradores.
Considere, no entanto que nem todas as áreas de pós em Nutrição (e disto deriva a importância que você defina bem seus interesses) são acessíveis diante de suas formações em função da falta de conteúdos próprios à graduação em nutrição ou a restrições quanto ao exercício profissional. Saiba que você nunca poderá exercer atividades profissionais exclusivas ao campo da nutrição – já que o exercício nesta área é regido por lei que exige a graduação, mediado pelo Conselho Federal de Nutricionistas.
Se seu interesse não for profissional, busque realizar cursos livres que abordem o tema para o seu enriquecimento pessoal.
Leia mais:
Mestrado, doutorado, especialização ou MBA? Saiba o que é cada curso e faça a sua escolha
Conheça as opções de pós-graduação na modalidade educação a distância
Conheça a seção de pós-graduação do GUIA DO ESTUDANTE