logo-ge

Posso trabalhar com pesquisas científicas se fizer Bioquímica?

Orientador profissional esclarece

Desejo saber se um Bioquímico é capaz de descobrir a cura de doenças e se pode trabalhar com pesquisas científicas – soube que um americano está tentando criar uma ponte de ferro com propriedades da teia de aranha, para usar esse ferro modificado e fazer pontes, prédios resistentes à terremotos.
Enviado por Renata Todorov

O profissional de qualquer área pode se tornar um pesquisador, um cientista. Para tal, deve se envolver com institutos de pesquisas próprios à sua área ou seguir “carreira acadêmica”, isto é, continuar os estudos fazendo mestrado e doutorado.

– Saiba tudo sobre o curso de Farmácia e Bioquímica

O curso que forma o bioquímico é também denominado Farmácia e Bioquímica. Uma de suas atribuições é a pesquisa de novos medicamentos para o tratamento de doenças. Bem como realizar análises de materiais biológicos para a compreensão do funcionamento e de distúrbios nos organismos.

O Biomédico (este curso pode receber denominações como Biomedicina, Ciências Biomédicas, Ciências Biológicas – modalidade Médica, Ciências Biológicas: Biofísica, entre outras) oferece variadas oportunidades para o desenvolvimento de pesquisas, em função das áreas sobre as quais pode produzir novos conhecimentos como toxicologia, embriologia, genética, bioquímica, biotecnologia, biofísica e várias outras. Uma rápida pesquisa na internet poderá lhe dar uma boa ideia destas possibilidades.

Pelo contexto apresentado por sua pergunta, procure conhecer também outras formações como Biotecnologia, Engenharia Bioquímica e até Física. Dê também uma olhada no curso de Engenharia de Materiais (que desenvolve e estuda a aplicação de novos materiais). Pesquise a formação em Nanotecnologia.

Feita a pesquisa mais ampla, identifique a carreira que concentra a maior parte de seus interesses quanto ao tipo de pesquisa que deseja realizar futuramente. Parta então para uma investigação sobre as grades curriculares e a dinâmica de mercado.

Leia mais:
Engenharia é a melhor opção?
Engenharia Química é a melhor escolha?