logo-ge

Posso trabalhar em plataformas de petróleo em alto mar sendo engenheira química?

Orientador profissional esclarece

Gostaria de saber se posso trabalhar em plataformas em alto mar sendo engenheira química. Gosto muito desta área e sonho em trabalhar embarcada, mas não sei se esses profissionais têm o que fazer embarcados. Sei que a Engenharia de Petróleo pode, mas acho um mercado muito fechado e por isso prefiro a Engenharia Química. Se puder me tirar esta dúvida, eu agradeço!
Enviado por Bruna Martins

Engenheiros químicos participam do processo de extração e produção dos elementos derivados do petróleo de várias formas. Podem trabalhar em polos petroquímicos no processo denominado “crackeamento” (extração de partes específicas do óleo, tais como parafina, gasolina, matérias primas para plásticos), no controle dos procedimentos técnicos (funcionamento de altos-fornos, análises químicas, mistura de substâncias) entre outras atividades.


Foto: Agência Brasil

Nas plataformas, podem elaborar e acompanhar a utilização de fluídos necessários para a lubrificação ou resfriamento das máquinas perfuratrizes (que realizam a perfuração dos poços), realizar análises prévias na exploração de novas jazidas, primeiros cuidados com o petróleo bruto de forma a estabilizar suas condições e preparar para o posterior refinamento, análise e controle das condições de extração (análise da poluição águas, salinidade e consequências para o funcionamento das máquinas, resfriamento do maquinário, controle de condições de pressão e temperatura, tratamento de rejeitos provenientes da utilização da plataforma pelas pessoas).

O trabalho em plataformas ocorre em situações especiais. O transporte e as condições ambientais são bem específicos. Em função da distância em relação à costa, a maior parte dos trabalhadores trabalha embarcada em turnos em que passam vários dias sem retornas à terra firme, compensando por períodos de vários dias de folga. Observe que a rotina em uma plataforma é bastante limitante em termos de entretenimento e contato com familiares e amigos.

Outra possibilidade para o trabalho em plataformas é a especialização aberta a qualquer engenharia em engenharia de perfuração. Não há curso de graduação específico nas universidades. Esta formação ocorre por meio de cursos oferecidos em regime de pós-graduação bem como diretamente por empresas envolvidas na exploração de petróleo.

Leia mais:
– Devo fazer Engenharia de Petróleo ou Engenharia Química?
– TESTE: Será que Engenharia de Petróleo é o curso ideal para mim?
– Qual a diferença entre Engenharia Química e Engenharia de Petróleo?
– Quero trabalhar com petróleo, mas não quero trabalhar em alto-mar. E agora?
– Engenharia de Petróleo é uma profissão perigosa?
– Há muitas oportunidades para o profissional de Engenharia de Petróleo?