logo-ge

Posso trabalhar enquanto faço o curso de Medicina?

Orientador profissional esclarece

Gostaria de saber se existe uma bolsa auxilio para o aluno que passou na faculdade de Medicina e não tem condições de bancar todos os custos. Existem médicos que trabalham durante o curso de medicina em outras áreas? Pois moro sozinho e sonho em fazer Medicina, porém estudando eu não teria como me sustentar e cobrir outros gastos, como transporte. Estou pensando em fazer algum bico, mas não sei o que fazer. Obrigado.
Enviado por Nilber Pereira

O curso de Medicina ocorre em período integral, com alta carga alta de estudo extraclasse. A maior dificuldade quanto ao exercício de atividade que possa gerar alguma renda, principalmente nos primeiros anos de curso, é justamente o tempo. É praticamente inviável o trabalho aliado ao curso.

Como resolver dilemas e fazer a melhor escolha de curso? Clique aqui e leia uma matéria especial que o GUIA DO ESTUDANTE preparou!

Se o curso for realizado em universidade pública, alguns caminhos podem ser abertos. Estas instituições oferecem moradia e refeição para alunos com poucos recursos financeiros (em programas que variam dependendo da instituição). Algumas inclusive oferecem uma pequena ajuda de custo para transporte.

Acesso a livros pode ser coberto por meio da utilização da biblioteca ou de empréstimos de livros de amigos. Há também estudantes que buscam estratégias como a venda de lanches nos intervalos das aulas ou a digitação de trabalhos de pesquisadores e alunos de pós-graduação em horários não regulares.

Já em universidades privadas a coisa é muito mais complicada. Este é o curso mais caro em geral. Mas, você pode tentar programas como o Prouni e Fies (pesquise na internet).

As dificuldades apontadas por você são grandes, mas não intransponíveis. É importante salientar que tais obstáculos não são de ordem pessoal, de falta de capacidades ou empenho individuais necessariamente, e sim marcadas principalmente pelas diferenças econômicas a que a população está submetida em nossa sociedade, o que determina também diferenças de oportunidade de acesso à plena cidadania.

Leia mais:
– Faça o teste e veja se Medicina é a escolha ideal para você
– Precisa ter dinheiro para fazer Medicina?
– Série ‘Na Real’ mostra o dia a dia de um médico