Adoro Arqueologia. Seria um sonho trabalhar estudando a história dos povos pré-colombianos e grandes impérios, mas não sei como sobreviver disso. Não tenho noção de onde trabalhar e como conseguir emprego na área.
Enviado por Diego
No Brasil há poucos cursos de graduação específicos de Arqueologia (consulte a seção Profissões e Universidades deste site para identificá-los). As primeiras turmas de graduação se formaram há menos de cinco anos.
Antes da abertura deste cursos, historiadores, geógrafos e geólogos tinham como possibilidade a formação pós-graduada em Arqueologia. Esta continua sendo uma possibilidade (o que pode ampliar a possibilidade de atuação profissional em função das outras atividades que estes profissionais podem exercer).
O fato de haver poucos cursos de graduação contrapõe-se à necessidade de profissionais qualificados nesta área: a ampliação de obras de infra-estrutura – impulsionada pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento do governo federal) – como estradas, usinas, desvio de leitos de rios, exploração de minérios, etc, tem demonstrado que o Brasil tem milhares de sítios arqueológicos ainda não explorados, o que provoca muitas vezes a elevação da remuneração deste profissional ou mesmo a busca de profissionais de outras nacionalidades.
Órgãos públicos (Ministério Público, museus, casas de cultura), centros de pesquisa, Universidades, escritórios especializados em estudos de impacto ambiental, são os principais empregadores
Você pode também considerar estudar no exterior. Há importantes centros de formação em arqueologia no exterior, como na Austrália, em Israel, Egito, Estados Unidos.
Saiba que isto envolve muito planejamento quanto a custos, estratégias de conquista de recursos durante os estudos (trabalho), competência linguística, mudanças nos vínculos de amizade e familiares, além de uma pesquisa sobre a qualidade dos cursos.
Leia mais:
– Quais são as perspectivas para um Arqueólogo no Brasil?
– Conheça os 17 cursos de Ciências Sociais e Humanas