logo-ge

Precisa ter dinheiro para fazer Medicina?

Orientador profissional esclarece

Quero fazer Medicina, mas evito falar para as pessoas, pois elas sempre querem me fazer desistir da ideia. Estou terminando o ensino médio em uma escola pública e comecei a fazer curso pré-vestibular nesse último semestre. Contudo, tenho muito medo de não conseguir passar. Já me falaram que para fazer Medicina, mesmo sendo em uma universidade federal, tem que ter dinheiro. Isso é verdade?
Enviado por Jaqueline Garcia

Com certeza sua preocupação quanto ao ingresso no curso de Medicina é pertinente. Em todas as universidades é o curso mais disputado, o que exige grande preparação para o ingresso. Há candidatos que prestam Medicina por dois ou três anos, preparando-se em cursinhos pré-vestibular, e que conquistam seu objetivo depois disso. Outros desistem, escolhendo outras carreiras.

O que pode servir de apoio é um bom planejamento: organize seu tempo e a rotina de estudos, verifique os recursos financeiros de sua família necessários para tal preparação, identifique o quanto você está motivada para superar obstáculos e adversidades determinadas pela qualidade do ensino público a que foi submetida.

De fato, alunos que tiveram acesso a escolas privadas tidas como de “excelência” têm maiores chances, mas isso não impede que você seja a exceção à regra.

Quanto à condução de seus estudos durante a faculdade (pensando nas questões financeiras), considere que você poderá pegar emprestado livros de colegas e da biblioteca da universidade que estiver cursando, recorrer a programas como o Fies e o Prouni, estagiar em áreas correlatas, e, mais adiante, ir direto para o mercado ou garantir algum rendimento via a bolsa que os residentes recebem.

Leia mais:
– Faça o teste e veja se Medicina é a escolha ideal para você!

– Vida de Estagiário: Medicina

– Série ‘Na Real’ mostra o dia a dia de um médico