logo-ge

Preciso fazer a faculdade de Jornalismo para exercer a profissão?

Orientador profissional esclarece

Sempre quis fazer Jornalismo, mas depois que saiu a noticia que não precisa necessariamente da faculdade para exercer a profissão, fiquei com dúvidas se devia fazer o curso. Será que devo fazer o curso de Jornalismo ou fazer outra faculdade?
Enviado por Bianca Aparecida Valentin

Apesar de a lei atual dizer que não é necessário o diploma do curso de Jornalismo para exercer a profissão de jornalista, é importante que você saiba que não há consenso se os trabalhadores da área de comunicação rádio-televisiva e de imprensa devem ter diploma na área de jornalismo. Essa é uma discussão polêmica que vem sendo feito há mais de quarenta anos.

De fato, há profissionais de outras áreas, como economistas, biólogos, publicitários, artistas plásticos e pedagogos, por exemplo, e mesmo pessoas não graduadas em curso superior que trabalham como jornalistas. Isso mostra que a entrada no meio depende do destaque profissional que você conquista, bem como da natureza do programa ou revista em que pretende trabalhar.

No entanto, na hora de escolher a faculdade, é melhor optar por cursos que são diretamente relacionados à sua área de interesse, pois apresentam técnicas, procedimentos e conhecimento teórico que podem mais objetivamente habilitá-lo a um exercício profissional qualificado.

Leia mais:
– Será que Jornalismo é o curso ideal para mim?
– Gosto de escrever – que curso devo fazer?