logo-ge

Preciso fazer o Ensino Médio regular para entrar na Aeronáutica?

Você pergunta, nossos orientadores respondem

Estou no Ensino Fundamental e gostaria de saber se para entrar na Aeronáutica preciso fazer o Ensino Médio comum ou se posso fazê-lo na Academia da Força Aérea.

Anny Carolinny

Por JULIANA RISSARDI, sócia-consultora da People & Results

Oi, Anny, tudo bem?

Existem diversos caminhos para ingressar na Força Aérea Brasileira. As carreiras na Aeronáutica organizam-se em três grupos: aviação, intendência (apoio logístico) e infantaria (combate direto). Os dois primeiros aceitam jovens de ambos os sexos, já a infantaria é restrita aos homens.

O ingresso na carreira militar ocorre por concurso público ou como continuidade após alistamento militar. As escolas ligadas às Forças Armadas gozam de prestígio por conta da qualidade de ensino oferecida. Em contrapartida, exigem rigor comportamental e disciplina nos estudos. Há também a exigência de exames físicos eliminatórios, para os quais o candidato deve se preparar.

Respondendo à sua pergunta: seria possível, sim, você fazer o Ensino Médio na FAB. Porém, para ingressar, você precisa se tornar cadete. Entrando no próprio site da FAB você encontrará uma única formação localizada em MG, específica para quem tem somente o Ensino Fundamental concluído:

CPCAR – Curso Preparatório de Cadetes do Ar

Escola Preparatória de Cadetes do Ar – EPCAR (Barbacena-MG)

  • Inscrições: Previstas para maio
  • Duração: 3 anos (Ensino Médio)
  • Sexo: Ambos
  • Idade: Não ter menos de 14 (quatorze) anos nem completar 19 (dezenove) até 31 de dezembro do ano da matrícula (conforme alínea “a”, inciso V, Art. 20 da Lei nº 12.464)
  • Provas: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Redação.
  • Fases do Exame de Admissão:

a) Provas Escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Redação;

b) Inspeção de Saúde (INSPSAU);

c) Exame de Aptidão Psicológica (EAP);

d) Teste de Avaliação do Condicionamento Físico (TACF); e

e) Validação Documental.

Você pode saber mais informações no site!

Caso queria outras opções, seria recomendável você fazer após a conclusão do Ensino Médio.

Boa sorte!

Envie suas dúvidas para nosso canal de Orientação Profissional

People & Results

Empresas são feitas de profissionais. São eles que constroem, transformam e perpetuam a cultura corporativa. Quando colocadas em posições que exigem aquilo que cada um tem de melhor, alcançam desempenho superior, são mais felizes. Portanto, cuidar da cultura da empresa e da carreira é peça fundamental na gestão de pessoas e para o sucesso nos negócios. Em suma, pessoas e resultados são o nosso negócio.
(A consultoria, especializada em carreira e cultura organizacional, responderá periodicamente as dúvidas dos leitores do GE).