logo-ge

Preciso saber desenhar e pintar para fazer Artes Plásticas?

Orientador profissional esclarece

Eu não tenho tanta experiência desenhando e pintando, porém me interesso com o curso. É possível adquirir essa experiência durante a formação?
Enviado por Bruna

O bacharel em Artes Visuais (ou Artes Plásticas) aprende a lidar com diversos materiais e técnicas de forma a desenvolver sua expressividade e criar obras gráficas, esculturas, pinturas.

Entre as possibilidades de atuação profissional, estão a produção de obras artísticas (sendo remunerado pela venda de cada obra), montagem e administração de galerias (lojas especializadas em objeto artísticos), atuação como marchand (representante comercial e artístico de outros artistas), restaurador de obras deterioradas, avaliador / perito para a identificação da legitimidade de uma obra ou da idade dela, curadoria (escolha / administração do acervo de exposições, fundações culturais ou museus), ilustração de livros, desenvolvimento da imagem de produtos, estampas e rótulos na indústria, cenografia (criação de cenários para teatro, cinema ou tv)

Há, portanto áreas de atuação que demandam maior ou menor utilização do desenho como elemento de criação ou de expressão profissional. Nesse sentido, aquilo que hoje você sente como uma limitação pode não interferir de forma importante no desenvolvimento de sua carreira.
Por outro lado, você pode buscar complementar os conhecimentos e habilidades ligados a desenho por meio de cursos de extensão ou mesmo cursos livres. Estas alternativas podem ou não incorrer em custos.

Boa parte dos vestibulares para Artes Visuais (principalmente em universidades públicas) apresentam provas específicas que testam certas habilidades relativas à expressividade gráfica. Pesquise as faculdades de seu interesse e procure ter acesso a provas específicas anteriores.

As habilidades ligadas ao desenho não são “naturais” – não nascemos com elas, nós as desenvolvemos ao longo de nossa vida. Se você ainda não as desenvolveu, ou se não as identificou ainda, saiba que há cursos “livres” (não ligados ao sistema oficial de ensino, oferecidos por entidades privadas) que podem lhe ajudar. Alguns cursinhos preparatórios para vestibular também oferecem aulas específicas para tal.

Escolher uma profissão é um processo muitas vezes difícil e demorado, em que elementos racionais e emocionais estão envolvidos. Muitas vezes somos iludidos por certos “mitos” que a sociedade desenvolveu acerca do tema como “desde pequeno fulano demonstrou um talento enorme em…” Na verdade, ao longo da vida podemos desenvolver várias habilidades – como a de desenhar – , mesmo que seja mais ou menos difícil de indivíduo para outro.

Leia mais:
– Conheça as 13 profissões da área de Artes e Design
– Os 15 melhores cursos de Artes Visuais do Brasil