“Prestei Economia para saber como investir na bolsa”
Orientador profissional esclarece
Olá, fiz minha inscrição no vestibular para Economia, mas acho que fiz a escolha errada, pois escolhi esse curso apenas porque quero investir na bolsa de valores, mas acredito que seria besteira estudar 4 anos apenas para isso. Devo mudar?
Se seu interesse em Economia restringe-se a habilitar-lhe a investir na bolsa, sua escolha apóia-se em bases realmente frágeis. A Economia é uma área de interface entre as Ciências Humanas e Exatas; dirige-se à compreensão de como os seres humanos se organizam para produzir e distribuir os bens e serviços, o que depende de interesses, expectativas e valores pessoais e sociais, bem como a análise e projeção estatística de resultados. Oferece portanto uma formação bastante abrangente, com várias possibilidades de atuação profissional.
O investimento em bolsa é, em sua quase totalidade, viabilizado e gerenciado por empresas e bancos especializados que administram os recursos dos aplicadores. Esta é, inclusive, uma possível função do economista: administrar os recursos de terceiros. Mas para compreender seus mecanismos e realizar bons investimentos, a formação em economia não é uma condição básica.
Você pesquisou como é o curso de Economia? Em que setores pode o economista trabalhar? Pesquisou também outras carreiras?
Avalie também “quem” você deseja ser, como e com quem deseja se relacionar profissionalmente. Entreviste operadores e analistas de investimentos para identificar suas formações e roteiros de vida. Diante destas informações, é provável que sua escolha se esclareça.
Tema de redação da Unesp 2026 aborda epidemia da solidão
Gabarito extraoficial 2º dia do Enem 2025 no Pará: veja como acessar
Quando cai o pagamento de mil reais do Pé-de-Meia? E o bônus para quem fez Enem?
Como tirar o título de eleitor online, passo a passo
Qual é o feminino de jacaré?





