logo-ge

Psicologia, foi a melhor escolha?

Orientador profissional esclarece

Olá. Sou estudante do 4º período de psicologia, gosto do curso e não me imagino fazendo outra coisa, mas quando pesquiso sobre a média salarial de um psicólogo, fico extremamente desanimada, pois trata-se de um curso demorado, desgastante, com alto investimento e pouco reconhecimento. Gostaria de saber o que pensam sobre o assunto.
Enviado por Josiane

Fatos como a duração do curso, empenho necessário para seu bom desenvolvimento e reconhecimento social são relevantes na construção da identidade profissional. Considere que seu interesse pela profissão não parece ter sofrido severos abalos por tais questões; estas apenas fizeram-lhe refletir sobre eventuais dificuldades a enfrentar.

Os dados sobre salários na área devem ser relativizados: em geral, apresentam médias de mercado. Isto significa que há possibilidades de maior (ou menor) rendimento. Estas dependem do setor em você trabalhará, de sua formação continuada (cursos, simpósios e seminários que freqüentará), de rede social e profissional que formará, da experiência que acumulará. É comum que psicólogos atuem em mais de um setor, como forma de composição de oportunidades e rendimentos. Procure conversar com seus professores; eles provavelmente sinalizarão caminhos para o alcance de seus ideais.