logo-ge

Quais as diferenças entre Zootecnia e Medicina Veterinária?

Orientador profissional esclarece

Adoro animais, queria fazer Medicina Veterinária, mas não gosto de mexer com cirurgia, por isso acho melhor fazer Zootecnia. É mais fácil e acho melhor. O vocês acham disso. Alguma dica? Obrigada.
Enviado por Adrielli Patriarca

O zootécnico é o profissional orientado para a criação de animais e aproveitamento de seus produtos. Envolve-se com o cuidado da saúde de rebanhos, trabalhando em geral em parceria com o médico veterinário. Pesquisa e realiza cruzamentos de forma a promover o melhoramento genético de raças e aumentar a produtividade e rebanhos. Pode também trabalhar na melhoria da qualidade de rações e na indústria de produtos alimentícios de origem animal.

– Saiba tudo sobre o curso de Medicina Veterinária

– Veja como é o dia a dia de um profissional de Zootecnia

O médico veterinário cuida da saúde dos animais, desde as práticas preventivas e de manutenção da saúde até atividades de tratamento e cura de doenças. Pode receitar medicamentos e realizar cirurgias. Pode se ocupar de animais de variados portes. Outra função importante é o controle de alimentos de origem animal, atuando na vigilância sanitária.

Intervenções cirúrgicas e procedimentos invasivos são, portanto, apenas parte das possibilidades de atividades do médico veterinário. Matérias obrigatórias durante a graduação exigem o envolvimento com situações desse tipo, mas depois da graduação o profissional pode partir para outros setores de atuação.

Compare as grades curriculares e amplie sua pesquisa para maiores definições.

Leia mais:
– Será que Medicina Veterinária é o curso certo para você?
– Será que devo escolher meu curso por hobby?
– Zootecnia é a melhor opção para mim?