Já estou no terceiro do ensino médio e meus pais começaram a perguntar o que vou escolher para fazer na universidade. Meu sonho é trabalhar com algo que englobe tanto matemática quanto o audiovisual. Pensei em Design Digital – onde eu poderia seguir com animação ou game design – pois há uma parte de programação, e toda a parte de design de personagem e dublagem, edição de som e afins. Mas achei que talvez fosse ser muito trabalhoso atuar em todas as áreas, então deixei de lado e fiquei em um impasse. Que outras alternativas tenho? Eu teria que abrir mão de uma de minhas paixões para valorizar um ofício menos aberto?
Enviado por Miguel
Em sua pergunta você parece considerar que um ofício “muito aberto” é aquele em que o profissional é chamado a executar várias tarefas diferentes, sendo, portanto trabalhoso atuar em todas as áreas. As descrições das profissões apresentam as diferentes áreas de atuação e as diversas atividades que um profissional pode realizar, não as que necessariamente realizará.
>> O perfil de um estudante de Comunicação e Informação
A construção da carreira pode sim exigir que o profissional se desenvolva em mais de uma área, mas em geral ele acaba se dirigindo para uma ou duas áreas predominantemente em função de seus interesses e das oportunidades que encontra. Nesse sentido, reavalie critério utilizado em sua pergunta.
Cada vez mais os processos comunicativos são atravessados por formas que exigem a modelagem de instrumentos informatizados. Tratamentos de imagem e som, veiculação de informações, interface entre meios, em geral apoiam-se atualmente (e cada vez mais) em ferramentas informatizadas que exigem manejo adequado e mesmo construção / programação específica.
Cursos superiores tem sido criados de uma ou duas décadas para cá no intuito de capacitar profissionais que deem conta dessa demanda. Pesquise os cursos de Design Multimídia, Design de Games, Midialogia (Unicamp) e Comunicação e Multimeios (PUC-SP).