Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Quais profissões possibilitam fazer concursos públicos?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h58 - Publicado em 11 mar 2013, 15h56

Procuro a maior segurança possível quando o assunto é trabalho, então gostaria de saber quais as melhores carreiras para que eu possa seguir no setor público.
Enviado por Gabriela Costa Matins

A abertura de vagas no setor público depende das necessidades específicas dos órgãos que as demandam. Isso significa que a formação exigida depende da natureza do órgão. Por exemplo, a carreira jurídica (promotoria, defensoria pública, magistratura etc.) exige obviamente a formação em Direito, assim como ocorre no caso de professores, em que a exigências é a licenciatura na área de docência desejada.

Veja também:
– Guia do Estudante Concursos Públicos – 2013
– Se eu cursar Administração posso prestar concurso público para qualquer área?
– 30 profissões do futuro no Brasil

A variação da procura de profissionais de áreas de formação específicas depende, portanto, do setor governamental que apresente em certo contexto maior demanda em função da implementação de políticas públicas, do crescimento de determinado setor econômico, de deficiências na qualidade de prestação de serviços, entre outros fatores. Saiba que uma parte considerável das vagas apenas solicitam graduação em curso superior, sem distinção de área.

Há um grande número de sites e portais dedicados ao anúncio de concursos públicos. Uma rápida pesquisa na internet poderá lhe dar a dimensão e o perfil das vagas.

Continua após a publicidade
Publicidade