logo-ge

Quais são as áreas que uma pessoa formada em Letras atua?

Orientador profissional esclarece

Gostaria de fazer um curso de Letras, para dar aulas, porém temo não me sair muito bem como professor. Por isso, gostaria de saber se uma pessoa formada nesse curso pode atuar em outras áreas.
Enviado por Danilo Rodrigues Machado

Há cursos, como o de Letras, que oferecem as opções de bacharelado e licenciatura A licenciatura permite ao formando lecionar, dar aulas no ensino fundamental e médio. O bacharel é um conhecedor de determinada ciência, podendo aplicá-la quando solicitado.

Na licenciatura você terá aulas como metodologia do ensino, além de ter que passar por estágios obrigatórios de acompanhamento de aulas, o que poderá lhe indicar os primeiros passos de como se portar diante de seus alunos. Se você fizer pós-graduação, poderá inclusive lecionar disciplinas nas faculdades que formam os profissionais de Letras.

Como ocorre em todas as profissões, o exercício da prática e a experiência ao longo dos anos é que lhe darão segurança ainda maior. Muitos professores descobrem seu potencial diante da prática concreta, depois de terem que lidar com seus alunos.

O bacharel em Letras pode atuar como revisor de textos em editoras, como assessor de empresas, em agências de publicidade, como tradutor, se for capacitado em outra língua, e em outras áreas onde o uso correto da língua se faz necessário.

Leia mais:
– Veja o cotidiano de um profissional de Letras


– Saiba mais sobre o mercado de trabalho de um formado em Letras