logo-ge

Quais são as diferenças entre o curso de Relações Públicas e o de Publicidade?

Orientador profissional esclarece

Quais são as principais diferenças entre o curso de Relações Públicas e o de Publicidade? Penso em cursar a faculdade em São Paulo ou no Paraná. Quais são as melhores faculdades de RP e Publicidade nesses dois estados?
Enviado por Gabriela Ramos

O profissional de Relações Públicas é o responsável direto pelo contato tanto com o público interno (funcionários) quanto externo de empresas, instituições governamentais ou não, de forma a promover uma boa imagem delas, por meio de estratégias eficientes de comunicação, de transmissão dos valores destas organizações, de promoção de eventos, do atendimento às demandas dos clientes. Organizar eventos e prestar assessoria de impressa são possibilidades também de atuação profissional.

O curso de Publicidade também chamados de Publicidade e Propaganda, Comunicação Social com ênfase em Publicidade, dirige-se ao estudo e ao desenvolvimento de estratégias de comunicação entre os que contratam seus serviços (o cliente) com os consumidores potenciais dos produtos ou ideias. Atua por meio de recursos visuais, de textos convincentes, apoiadas em recursos artísticos que possam impactar as pessoas quanto ao objeto que se pretende seja aceito. O objetivo central do publicitário é convencer o público alvo da qualidade de uma ideia ou um produto. Estratégias de marketing e elementos ligados à criação de obras escritas e audiovisuais compõem a grade curricular.

Visite as instituições de ensino de seu interesse e entreviste professores e coordenadores de curso para maiores informações.

Quanto à qualidade dos cursos, consulte o ranking das melhores faculdades do Guia do Estudante sobre Melhores Universidades e o site do INEP, órgão do governo federal responsável pela avaliação dos cursos superiores.

Leia mais:
– Será que Publicidade é mesmo a carreira certa para mim?
– Relações Públicas é o melhor curso para mim?
– Você está pronto para estagiar?