logo-ge

Quais são as especializações para o curso de Filosofia?

Orientador profissional esclarece

Gostaria de saber que pós-graduação posso fazer após concluir o curso de Filosofia. Procurei e não encontrei na internet; existem opções no país?
Enviado por Jhienifer Barbosa

Os cursos de pós-graduação são basicamente de dois tipos: especialização (lato sensu) e mestrados e doutorados (stricto). As especializações (dirigidas ao detalhamento e aprofundamento de determinado tema ou prática profissional) são oferecidas por faculdades e universidades livremente, sem necessidade de autorização direta do Ministério da Educação (MEC).

Já os mestrados e doutorados, cujos objetivos são a formação de pesquisadores e professores universitários, precisam de uma “recomendação” determinada pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), órgão do governo federal.

Há quatro grandes áreas de pesquisa em filosofia: ética, estética (reflexões sobre o “belo”, o ideal), política e epistemologia (teoria do conhecimento/lógica). Tais áreas são desdobradas em linhas e temas de pesquisa, de acordo com configurações fornecidas por cada instituição de ensino em função de seu corpo de professores, histórias institucionais, laboratórios de pesquisa específicos. 

Há curso de pós-graduação em filosofia oferecidos inclusive na modalidade “educação a distância”.

Para conhecer algumas áreas de pesquisa em filosofia você pode acessar sites de universidades que os oferecem – e são diversos. Basta colocar as palavras básicas “pós-graduação filosofia”. Como sugestão, você pode começar pelos links http://filosofia.fflch.usp.br/posgraduacao (USP) e http://www.ifch.unicamp.br/pos/filosofia/ (Unicamp).

Leia mais:
Mestrado, doutorado, especialização ou MBA? Saiba o que é cada curso e faça a sua escolha
Conheça as opções de pós-graduação na modalidade educação a distância
Conheça a seção de pós-graduação do GUIA DO ESTUDANTE