Clique e Assine o Passei! a partir de R$ 9,90/mês

Quais são as faculdades indicadas para quem gosta da área de Humanas e não se dá bem com Exatas?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h33 - Publicado em 6 out 2011, 18h03

Gostaria de saber quais são os cursos indicados para quem não gosta de matemática, mas se dá muito bem com língua portuguesa?
Enviado por Letícia Cristina Rodrigues Santos

O aproveitamento de capacidades e conhecimentos já desenvolvidos, como em seu caso em língua portuguesa, pode se dar de inúmeras formas e profissões. Podemos pensar em formação em Letras, Tradução e Interpretação e Jornalismo, falando de uma forma mais superficial, pois essas são carreiras que trabalham diretamente com a competência linguística. No entanto tal habilidade pode ser aplicada a praticamente todas as profissões. Nesse sentido, você tem mais opções do que parece.

Por outro lado, talvez você encontre obstáculos ligados à matemática em quase todos os cursos. Por exemplo, o curso de Psicologia tem disciplinas ligadas a estatística, assim como o de Economia – considerada da área de humanas – tem forte carga de cálculo.

Portanto, não inicie seu processo de escolha tomando tais afinidades ou dificuldades como ponto central, mesmo considerando-os. Amplie a análise dos fatores que intervém na escolha de uma carreira: investigue sua história pessoal, seus valores, objetivos que pretende atingir profissionalmente, pesquise todas as profissões e selecione aquelas que pareçam realizar tais objetivos e com as quais se identifique. A partir delas, tente avaliar as possibilidades de atuação profissional, as condições atuais de mercado e projeções quanto ao desenvolvimento das profissões.

Leia mais:
– Humanas ou Exatas – qual área devo seguir?
– Humanas, biológicas ou exatas – Qual área devo seguir?

Continua após a publicidade
Publicidade