logo-ge

Quais são as oportunidades de trabalho para quem faz Odontologia?

Orientador profissional esclarece

Quero fazer odontologia, mas montar um consultório parece ser muito caro. Dá para ganhar dinheiro trabalhando na rede pública? Existem outros lugares onde eu posso trabalhar?
Enviado por Isabela Freitas

Os salários de cirurgiões dentistas na rede pública variam bastante em função da natureza do vínculo (municipal, estadual ou federal), do regime de dedicação (20 ou 36 horas semanais, por exemplo) e da qualificação (clínica geral, endodontia, odontopediatria, traumatologia bucomaxilofacial etc). Como exemplo, há cidades que contratam por pouco mais de R$ 800,00 por turno de 20 horas semanais. No entanto, encontra-se em tramitação na Câmara dos Deputados a Proposta de Emenda Constitucional nº 74 de 2.011 que propõe a remuneração mínima de R$ 15.187,00 para o “cirurgião-dentista de estado”; tal valor pode ser revisto no decorrer das análises e votações.

– Saiba mais sobre a carreira de Odontologia na Guia de Profissões do GE

A remuneração dos profissionais da área da saúde no setor público é em geral menor que no setor privado, infelizmente, pois isso determina piores condições de atendimento à população de menor renda e que não tem acesso a convênios privados.

Outra possibilidade é o trabalho em clínicas já equipadas (em regime de prestação de serviços). Você também pode atuar junto a ONG’s e mesmo seguir carreira militar, sendo dentista do exército.
É importante que você avalie suas expectativas quanto a rendimentos, além de pesquisar e entrevistar profissionais já formados para identificar os meios pelos quais uma pessoa pode financiar equipamentos e materiais e conhecer outras alternativas.

Leia mais:
– Odontologia é a sua cara? Faça o teste!
– Quero sucesso e independência de instituições. Odontologia é a melhor opção?


– Bacharelado ou tecnológicas? Qual o seu perfil? Faça o teste