logo-ge

Quais são as possibilidades de atuação para quem faz Física?

Orientador profissional esclarece

Quero fazer faculdade de Física, mas não quero ser professora. Que outra área posso seguir dentro da Física?
Enviado por Lianara Gomes dos Santos

A Física é considerada uma ciência básica, ou seja, lida com a pesquisa e a construção de explicações dos fenômenos físicos da natureza (ondulatória, acústica, óptica, eletromagnetismo, dinâmica, cinemática, eletricidade, etc); pode também oferecer elementos para a aplicação de tais conhecimentos em outras áreas, como a engenharia, a computação, o lazer (veja quanta “física” está presente em parques de diversão ou no tratamento acústico de shows), questões ambientais, estudos ligados à indústria bélica.

Nesse sentido, o campo de atuação do físico é amplo. Isso significa que vários setores podem e necessitam usufruir de seus conhecimentos, por exemplo: órgãos ligados ao ambientalismo, indústrias e empresas ligadas ao tratamento acústico de ambientes, observatórios astronômicos, pesquisa de propriedades de materiais diversos, peritagem técnica (nas polícias civil e federal ou em escritórios de consultoria).

A pesquisa acadêmica é uma forte opção; para tal o profissional precisa realizar estudos pós-graduados e filiar-se a núcleos de pesquisa em universidades brasileiras ou no exterior.
Por estar intimamente ligada às questões do funcionamento do mundo e do universo, sempre suscitou ligações com a filosofia. Vários físicos, dentre eles Einstein e Mario Schemberg (importante físico brasileiro) enveredaram por este caminho. Discutir a origem do universo, a origem, a natureza, a permanência e dissolução da vida, a relação entre matéria e energia, entre energia e consciência, o mínimo do átomo e o absoluto das leis universais, podem também fazer parte desse campo do conhecimento. Isso abre perspectivas para a produção de ensaios e artigos para a midia e para a pesquisa interdisciplinar nas universidades.

Cabe salientar, no entanto que se o campo é amplo o mesmo não ocorre quanto ao mercado de trabalho. Nas diversas áreas de atuação o físico concorre com outros profissionais, principalmente engenheiros. Nesse sentido o profissional deve buscar uma formação de excelência além de continuada, bem como estar atento às poucas oportunidades oferecidas.

VEJA TAMBÉM

– Teste: Confira qual o seu perfil profissional na nossa Máquina de Profissões!