logo-ge

Quais são as profissões para pessoas que gostam de escrever?

Orientador profissional esclarece

Morei nos EUA durante meus dois últimos anos de colegial. Lá, fazíamos aula de “Creative Writing” (que seria Redação Criativa ou Criação Literária) e era essa a minha paixão. Na faculdade norte americana, é um curso como qualquer outro. No Brasil, parece que isso simplesmente não existe como opção de carreira! Estou cursando Jornalismo agora, mas não é a mesma coisa. Será que Jornalismo é a coisa mais próxima de Redação Criativa?
Enviado por Alexia Penney

De fato não há no Brasil um curso superior diretamente relacionado à formação de escritores ou redatores de textos literários. No entanto, há cursos livres que podem ajudar a pessoa a desenvolver as habilidades necessárias. 

 Em termos de cursos universitários, pode-se buscar cursos como Letras, que auxilia no conhecimento de movimentos e linguagens literárias ou Jornalismo – no que implicam técnicas de comunicação. Outros cursos em ciências humanas também ajudariam: Ciências Sociais, Filosofia, Psicologia e outros que possam embasar a caracterização de personagens, ambiente e épocas, a qualidade da comunicação entre as pessoas, o aprofundamento da análise dos perfis humanos. No passado, muitos escritores e outros artistas eram oriundos do curso de Direito.

Em nossa história temos exemplos muito diversos de escritores bem sucedidos: publicitários, professores, economistas, até mesmo médicos ou engenheiros.

Observe que isto é recorrente no universo dos maiores escritores mundiais, como Dostoievsky, que era funcionário público; Vinicius de Moraes, diplomata de carreira; Paulo Coelho, publicitário de formação; Ariano Suassuna, formado em Direito, só para citar alguns exemplos.

Cursos livres ligados a linguagens artísticas ou mesmo de graduação neste campo podem auxiliar.

Leia mais:
– Você está infeliz com o curso que escolheu?
– Letras – Na Real
– Você sabe pensar de forma interdisciplinar?
– Jornalismo – Na Real