Clique e Assine a partir de R$ 20,90/mês

Quais são as profissões para pessoas que gostam de escrever?

Orientador profissional esclarece

Por Redação Atualizado em 16 Maio 2017, 13h45 - Publicado em 30 mar 2011, 18h16

Morei nos EUA durante meus dois últimos anos de colegial. Lá, fazíamos aula de “Creative Writing” (que seria Redação Criativa ou Criação Literária) e era essa a minha paixão. Na faculdade norte americana, é um curso como qualquer outro. No Brasil, parece que isso simplesmente não existe como opção de carreira! Estou cursando Jornalismo agora, mas não é a mesma coisa. Será que Jornalismo é a coisa mais próxima de Redação Criativa?
Enviado por Alexia Penney

De fato não há no Brasil um curso superior diretamente relacionado à formação de escritores ou redatores de textos literários. No entanto, há cursos livres que podem ajudar a pessoa a desenvolver as habilidades necessárias. 

 Em termos de cursos universitários, pode-se buscar cursos como Letras, que auxilia no conhecimento de movimentos e linguagens literárias ou Jornalismo – no que implicam técnicas de comunicação. Outros cursos em ciências humanas também ajudariam: Ciências Sociais, Filosofia, Psicologia e outros que possam embasar a caracterização de personagens, ambiente e épocas, a qualidade da comunicação entre as pessoas, o aprofundamento da análise dos perfis humanos. No passado, muitos escritores e outros artistas eram oriundos do curso de Direito.

Em nossa história temos exemplos muito diversos de escritores bem sucedidos: publicitários, professores, economistas, até mesmo médicos ou engenheiros.

Observe que isto é recorrente no universo dos maiores escritores mundiais, como Dostoievsky, que era funcionário público; Vinicius de Moraes, diplomata de carreira; Paulo Coelho, publicitário de formação; Ariano Suassuna, formado em Direito, só para citar alguns exemplos.

Cursos livres ligados a linguagens artísticas ou mesmo de graduação neste campo podem auxiliar.

Leia mais:
– Você está infeliz com o curso que escolheu?
– Letras – Na Real
– Você sabe pensar de forma interdisciplinar?
– Jornalismo – Na Real

Continua após a publicidade
Publicidade